Geovana Carvalho
“A nossa sociedade valoriza muito a beleza. As pessoas sentem necessidade da beleza. O que vale é a aparência”, comenta o professor substituto de Filosofia/Antropologia e Sociologia da Universidade Federal do Maranhão, Almir Lima, sobre a crescente busca pela beleza na sociedade atual.
Nos últimos anos, o número de pessoas que procuram por algum tipo de cirurgia plástica vem crescendo em Imperatriz.
De acordo com o cirurgião plástico Maxwell Tavares, na lista das mais procuradas estão as cirurgias de lipoaspiração, abdômen e mama. O cirurgião afirma que pessoas de toda a região recorrem a Imperatriz, porque é cidade referência, onde tem os melhores tratamentos e clínicas equipadas. Dr. Maxwell comenta ainda que as cirurgias plásticas, em geral, são procedimentos caros e requerem muitos cuidados. Segundo ele, há tantos riscos quanto em qualquer outra cirurgia. “Os pacientes, após a cirurgia, passam pelo menos 24 em observação na UTI”.
O médico explica que há duas espécies de cirurgia plástica: a estética e a reparadora. “80% das cirurgias plásticas são estéticas e 20% são reparadoras” - aquelas que restaram fissuras, queimaduras e traumas.
A maior parte das pessoas que procuram tratamento estético têm entre 30 e 40 anos.
A autônoma Lucicleide Bezerra vai passar por três cirurgias – barriga, seio e abdômen. Ela conta que tem três amigas que fizeram plásticas e admite que foi influenciada pelos resultados ‘alcançados por elas’: “Já imaginou olhar no espelho e se sentir bem? Já conheço três [amigas] que fizeram e estão ótimas, quero ficar mais bonita”, diz.
O professor Almir Lima explica que a sociedade atual passa por um momento de supervalorização da beleza, segundo ele as pessoas buscam um ideal de vida. “A mídia passa um esteriótipo, as pessoas querem imitar o artista, elas querem parecer com aquilo que a sociedade impõe (…), elas querem ser aceitas e fazem qualquer coisa. (…) Os gregos eram vaidosos, eles viviam isso e hoje novamente esses valores estão muito fortes”.
O médico-cirurgião Maxwell Tavares recomenda a quem pensa em fazer alguma cirurgia plástica que procure informações sobre a formação do profissional escolhido junto à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, pelo site www.cirurgiaplastica.org.br.
Comentários