Após 10 anos sendo realizadas em hospitais particulares conveniados ao Sistema Único de Saúde, SUS, as cirurgias de tireoide e nódulo da especialidade cabeça e pescoço voltaram a ser realizadas na estrutura pública. A primeira foi feita na manhã dessa quarta-feira, 21, no Centro Cirúrgico do Hospital Municipal, HMI - Socorrão.
Segundo o secretário de Saúde, Alair Firmiano, a exemplo das cirurgias da otorrinolaringologia, a realização desses procedimentos na rede privada onerava a Prefeitura de Imperatriz. "Retornando para nossa estrutura, vamos economizar, pois os gastos com aluguéis de leitos são altos. Os custos dos convênios são superiores aos investimentos feitos no nosso Centro Cirúrgico", afirmou.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, esse processo faz parte do planejamento da gestão, direcionado pelo prefeito Assis Ramos, para otimizar gastos e melhorar atendimento à população. "Os investimentos estão sendo feitos para que em breve todos os serviços do SUS, tanto da Atenção Básica quanto da Urgência e Emergência, sejam oferecidos nos dispositivos próprios", ressaltou Alair.
Uma especialidade dentro da otorrinolaringologia, cirurgia de cabeça e pescoço trata tumores benignos e malignos da face e do pescoço, como exemplo, os tumores de tireoide, glândulas salivares, seios da face, faringe, laringe e boca. (Maria Almeida - Ascom)
Comentários