Entre os principais assuntos tratados pelos membros da CIR – Comissão Intergestores Regional, realizada na manhã dessa quarta-feira (22), em Itinga do Maranhão, está a construção de um Hospital Municipal de Referência Regional. 
A Comissão, que tem sede em Açailândia, é formada por gestores da saúde dos municípios que compõem essa regional e se reúne mensalmente para tratar sobre assuntos relacionados ao sistema público de saúde dos municípios de Açailândia, Itinga do Maranhão, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, São Francisco do Brejão, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios e São Pedro da Água Branca. As reuniões, que antes aconteciam apenas na sede, agora são realizadas cada mês em um município dessa regional e este mês foi a vez de Itinga do Maranhão sediar o evento.
A prefeita Vete Botelho e a secretária municipal de Saúde, Marluce Lins, como anfitriãs do evento, receberam a todos com muita satisfação e participaram ativamente dos debates em pauta com o objetivo de contribuir na busca de soluções para os problemas discutidos durante a reunião.
Presentes no evento, além das anfitriãs, o vice-prefeito Bosco, que também fez questão de recepcionar os convidados, o prefeito José Osvaldo Farias (Zé Dóia), de São Francisco do Brejão; o Gestor da Unidade Regional de Saúde, José Neto; o Coordenador da CIR, Elias Rocha de Sousa, e demais secretários de saúde e representantes de todos os municípios dessa regional.
De acordo com o gestor da URS, José Neto, a descentralização das reuniões contribuiu de larga forma para o conhecimento dos problemas que envolvem a saúde nos municípios da regional e, consequentemente, na busca mais atuante de soluções para a saúde pública dessa região. “Essa interação com os municípios nos proporciona levar ao governo do estado não os problemas, mas os projetos já elaborados, agilizando dessa forma a solução para cada caso”, diz Neto. Ele lembrou ainda que a CIR não visa a questão partidária, mas sim a necessidade de cada município na área da saúde.

Hospital de Referência Regional

Na pauta estava o convite que farão ao secretário de Estado da Saúde para uma visita à região; a comunicação dos municípios sobre as solicitações de insumos (medicações, vacinas), que a partir de agora só serão atendidas se feitas através do sistema; os Decretos da Conferências Municipais de Saúde; casos de Leishmaniose no município de São Francisco do Brejão e a construção do Hospital Municipal de Itinga, que de acordo com o compromisso assumido pela Fundação Vale, através do Comefc e com o governo do estado, deverá ser de Referência Regional, tanto que ao final da reunião foi elaborada pela CIR a Resolução de Nº 004/2015, onde a Comissão Intergestores Regional aprova a construção de um Hospital Municipal de Referência com 50 leitos para o município de Itinga do Maranhão, que deverá atender aos municípios da Regional de Açailândia dentro da especialidade ainda a ser especificada.
A prefeita Vete, que vem lutando há muito tempo pela construção desse hospital, que já tem a verba alocada junto à Fundação Vale, através do Comefc, informou que a contrapartida do governo do estado diz respeito aos equipamentos necessários para o hospital e acredita no compromisso assumido pelo governador Flávio Dino no que diz respeito aos projetos direcionados à saúde no estado. Segundo a prefeita, o hospital, que já tem área definida em local privilegiado no Loteamento Paraíso, deverá ter sua construção iniciada a partir do mês de setembro do ano em curso.