Servidores ativos e aposentados, colaboradores, estagiários e escritores renomados participaram na tarde dessa terça-feira, 14 de junho, da 3ª edição do Café, Arte e Literatura do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, que homenageou o cinema.
Atual maior entusiasta da promoção da memória e da cultura no âmbito do TRE-MA, o desembargador Lourival Serejo (presidente), que também é escritor, membro fundador da Academia Maranhense de Letras Jurídicas e ocupa a cadeira n.º 35 da AML, declarou que sua ideia é proporcionar, sempre que possível, o debate de assuntos que fogem ao trabalho, oportunizando conhecimento em outras áreas.
Convidado a falar sobre “Cinema e Justiça”, o cineasta Joaquim Haickel afirmou que o cinema cumpre 5 papéis fundamentais: informar, educar, entreter, vender a indústria audiovisual e reunir as demais artes (música, fotografia, arquitetura, dança, literatura e o teatro) num elemento só.
“Todo filme aborda o psicológico, antropológico e sociológico. Basta observar para perceber como eles possuem estas 3 nuances”, alertou Haickel, que citou diversas obras durante sua palestra para ilustrar as informações dadas à plateia.

Sugestões do palestrante

O palestrante sugeriu 15 filmes para serem assistidos por quem opera o Direito: Testemunha de acusação, 12 homens e 1 sentença, O vento será tua herança, Filadélfia, O povo contra Larry Funt, Gandhi, Adeus Lenin, Reds, Milk, Terra em Transe, Recontagem, Rob Roberts, A grande ilusão, Todos os homens do presidente e As sufragistas.

Exposição

Além da palestra do cineasta Joaquim Haickel, máquinas de projeção, filmes e livros de acervo do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, ficaram expostos, assim como fotografias cotidianas de autoria de Lourival Serejo.