Somos espíritos imortais? A vida não cessa? O filme francês "A reencarnação de Manika" traz para a telona esses temas, a partir de um dos casos reais pesquisados pelo cientista Ian Stevenson. O filme será exibido neste sábado, dia 11 de janeiro, no Cineclube Transcendental, a partir das 19h30, com entrada gratuita.
O filme "A reencarnação de Manika" narra a vida de Shanti Devi, uma adolescente que mora no sul da Índia em uma vila de pescadores.  Nascida em 1926, Shanti lembra desde criança de uma vida anterior. Sem compreender a situação, os pais a recriminam e a menina foge de casa. Mas um padre católico, Daniel, irá ajudá-la a ir para a cidade de Mathura, no Nepal, onde teria vivido a encarnação anterior. A jornada de descobertas será decisiva para Shanti Devi e padre Daniel.
O caso de Shanti Devi foi pesquisado pelo médico psiquiatra canadense Ian Stevenson e está na obra "Vinte casos sugestivos de reencarnação". O cientista, que também realizou estudos sobre mediunidade e experiência de quase-morte (EQM), foi chefe do Departamento de Psiquiatria e Ciências Neurocomportamentais da Universidade da Virgínia (EUA). Stevenson dedicou parte de seus estudos aos casos de crianças que se lembravam de vidas passadas, sem auxílio da hipnose.
O projeto Cineclube Transcendental é aberto a toda a comunidade. O objetivo é promover o debate sobre a espiritualidade com a contribuição das produções cinematográficas. Ao final das exibições, os participantes, que ganham pipoca e refrigerante, podem participar com perguntas sobre as questões abordadas no filme.
 
Mais informações no facebook do Centro Espírita André Luiz: facebook/centroespiritaandreluiz.