Visitar um lugar e perceber que há sentimentos ali que fazem parte da sua vida. Ou ainda ver uma pessoa e ter a impressão de conhecê-la há muito tempo. São experiências que mostram elos entrelaçados para sempre: o passado e o presente, os atos de ontem e os atos hoje. Essa é a questão enfrentada pelo teatrólogo Richard Collier, personagem de Christopher Reeves, no filme “Em algum lugar do passado”. A obra será exibida neste sábado, dia 16 de junho, no Cineclube Transcendental, a partir das às 19h30, com entrada gratuita.
O jovem Collier, durante a apresentação de sua primeira peça, é abordado por uma senhora idosa, Elise McKenna (Jane Seymour), que o presenteia com um relógio. Anos depois, hospedado em um hotel luxuoso, observa a fotografia de uma bela mulher, que o impressiona muito. Ao buscar informações sobre ela, descobre que se trata da mulher de avançada idade que conheceu tempos atrás. Mas Elise morreu na mesma noite em que conversou com Collier, quando disse a ele a intrigante frase: “volte para mim”.
O que Elise representa para sua vida? Quem é ela? O que ele precisa saber sobre o passado? São perguntas que conduzem o teatrólogo na sensível trama, elogiada pelo público em função do bem conduzido enredo e pela marcante trilha sonora, com canções instrumentais assinadas por John Barry.
Vidas passadas - O filme “Em algum lugar do passado” é considerado um clássico e traz a temática das vidas passadas e do significado das experiências afetivas para o circuito do Cineclube Transcendental. A finalidade do projeto é estimular o debate sobre o sentido da vida e a importância da espiritualidade para cada um de nós. Como funciona? As atividades do cineclube começam com a apresentação da produção cinematográfica e a distribuição de pipoca e refrigerante. Após o final do filme, a plateia participa de um bate-papo em um clima descontraído.
A exibição do filme “Em algum lugar do passado” ocorrerá no Centro Espírita André Luiz, na Rua Simplício Moreira, 2220, nas proximidades da Fama. Mais informações podem ser obtidas no facebook/centroespiritaandreluiz ou pelo e-mail centroespirita andreluiz@yahoo.com.br.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14428
Comentários