Ramón Sampedro (Javier Bardem): tetraplégico que deseja tirar a própria vida

O premiado filme espanhol Mar adentro, dirigido por Alejandro Aménabar, é a atração do Cineclube Transcendental no próximo sábado, dia 13 de setembro, a partir das 20h. Com entrada gratuita e aberto à comunidade, o projeto tem como finalidade discutir temas relacionados à espiritualidade e que nos ajudem a compreender de forma abrangente o sentido da vida.
Com destacada atuação do ator Javier Bardem, o filme Mar adentro traz para a tela a discussão sobre a eutanásia, suicídio assistido para abreviar a dor em casos de doenças terminais. O tema é polêmico por se tratar de procedimento proibido em muitos países, inclusive no Brasil. Inspirada em fatos reais, a trama envolve a vida do marinheiro Rámon Sampedro, que fica tetraplégico em um acidente no mar. Após 28 anos nesta condição, ele decide solicitar à justiça o direito à eutanásia, mesmo sem o apoio da família.
A história de Ramon e sua luta para tirar a própria vida suscitam várias questões: A vida nos pertence? Quais nossos limites em relação a ela? Ao tirarmos nossa a vida, não estamos também envolvendo a vida de outras pessoas? A vida é um direito, uma obrigação ou uma aprendizagem? A narrativa Mar adentro é extremamente inquietante por isso vale a pena conferir e construir respostas a partir de vários pontos de vistas.
O Cineclube Transcendental é organizado no Centro Espírita André Luís, situado na rua Simplício Moreira, 2220, perto da padaria Santiago. Tendo exibido mais de 24 obras cinematográficas desde 2011, o projeto acontece em clima de cinema, com distribuição de pipoca e refrigerante. Após a exibição ocorre um bate papo informal com os participantes. Mais informações no facebook/cinetranscendental.

SERVIÇO
Cineclube Transcendental
Filme: Mar adentro
Entrada gratuita
Dia: 13 de setembro, sábado
Horário: 20h
Local: Centro Espírita André Luiz (Rua Simplício Moreira, 2220)