A noite de Natal será inesquecível para Ebeneezer Scrooge (Albert Finney), um homem com apego exagerado aos bens materiais. É um dia, por sinal, que ele detesta. As qualidades de Scrooge não combinam muito com a noite natalina: avarento, mal humorado, dissimulado. Mas algo de extraordinário acontece: algumas visitas, jamais previstas, irão desconcertar o velhinho naquela noite de 1860, em plena Inglaterra vitoriana.
A história de Scrooge embala o filme “Adorável Avarento”, que reúne drama e musical em uma obra cinematográfica bastante premiada. É a atração deste sábado, dia 8 de dezembro, do Cineclube Transcendental (Rua Simplício Moreira, 2220, após a Academia Apollo). É um projeto com entrada gratuita e que terá início às 19h30.
O filme recebeu quatro indicações ao Oscar em 1971, por trilha, canção original, direção de arte e figurino. Conseguiu ainda outras cinco indicações ao Globo de Ouro, incluindo melhor ator para o competente Albert Finney. Trata-se da adaptação de uma das mais revisitadas obras do escritor inglês Charles Dickens, “Um Conto de Natal”. Inspirador, o conto de Dickens narra a história de um homem solitário e rabugento que recebe a visita de três fantasmas no dia 24 de dezembro: o Natal passado, o Natal atual e o Natal futuro. Qual o objetivo? Que ele possa construir efetivamente o sentido da vida.
Uma curiosidade sobre o “Adorável Avarento”: o personagem Tio Patinhas (Uncle Scrooge McDuck), da Disney, foi idealizado a partir de Ebeneezer Scrooge e sua imensa idolatria pelo dinheiro, situação que o fez deixar para trás valores muito mais importantes, como a família, os amigos e o amor. É uma história para todas as idades e crenças.
O “Adorável Avarento” será exibido na sede do Centro Espírita André Luiz, que organiza há mais de um ano o projeto Cineclube Transcendental. Haverá distribuição de pipoca e refrigerante e ao final ocorre um bate-papo informal sobre o filme. Mas informações no facebook/centroespiritandreluiz ou pelo email centroespirita_ andreluiz @yahoo.com.br.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14574
Cineclube Transcendental exibe Adorável Avarento neste sábado
O filme, inspirado na obra de Charles Dickens, mostra o sentido do Natal
Comentários