O Cineclube Muiraquitã traz para o mês de setembro a temática “Cinema e Sobrevivência”. O festival é fruto de uma parceria do cine com o grupo de estudos Liga de Fisiopatologia Aplicada à Enfermagem (Lifae), do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Imperatriz. Serão exibidos durante este mês, filmes baseados em histórias reais que demonstram a necessidade de superação e sobrevivência das pessoas.
Nesta quarta-feira (21), será exibido o filme “Vivos - Os sobreviventes dos Andes”, a partir das 18h, excepcionalmente na sala do Laboratório de Assessoria de Comunicação, no 1º andar, na universidade. Na próxima quarta-feira (28), o cine exibirá o filme “Tocando o vazio”.
O longa-metragem “Vivos - Os sobreviventes dos Andes” é baseado em uma história trágica e real, onde um avião que transporta time uruguaio de rugby cai na Cordilheira dos Andes. Os sobreviventes são forçados a viver em uma temperatura abaixo de zero, durante dez semanas. Após tanto tempo sem comida, os sobreviventes da queda do avião passam a viver um dilema: ou se alimentam de carne humana dos que já faleceram ou também irão morrer.
Para o professor do Curso de Enfermagem e coordenador da Lifae, Fernando Magalhães, os filmes exibidos são bastante polêmicos, demonstram paradigmas antropológicos, fisiológicos, sociais e religiosos. “Existe dois lados muito interessantes nesse festival, o primeiro é discutir como essas pessoas sobreviveram e o segundo é a força de vontade que os manteve vivos. Às vezes, a soma dessas mensagens positivas engrandece qualquer pessoa”, comenta.
Cine Muiraquitã - O Muiraquitã Cineclube, coordenado pelo professor Marcos Fábio Belo Matos, é uma iniciativa do curso de Jornalismo da UFMA com apoio do Centro Acadêmico. O cineclube foi criado em 2009, com a proposta de abrir na universidade um espaço alternativo para a sétima arte em Imperatriz. O nome foi uma homenagem ao Cine Muiraquitã, cinema que existiu nos anos 1950 na cidade.
Todas as quartas-feiras, o projeto oferece sessões gratuitas com filmes alternativos nacionais e estrangeiros, às 18 horas, no auditório da UFMA de Imperatriz. (ASCOM/UFMA – Núcleo Imperatriz)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14208
Cine Muiraquitã exibe clássicos sobre sobrevivência
Sessões gratuitas todas as quartas-feiras, às 18h, no auditório da UFMA
Comentários