Encontro debateu projetos e a violência contra a pessoa idosa em Imperatriz

Fortalecer o respeito e a defesa contra a violência à pessoa idosa em Imperatriz. Esse foi o objetivo do encontro realizado na sexta-feira (3), no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), localizado na rua Dom Pedro II, em frente à Praça União. Por ocasião da abertura do evento, A secretária de Desenvolvimento Social, Miriam Reais, protestou contra uma realidade onde “vivemos em uma sociedade do descartável, onde existem algumas pessoas que querem descartar seus idosos transferindo-os para o Estado”. “Nós temos procurado, na medida do possível, atender e acompanhar os idosos, buscando criar condições para que possam conviver bem em nossa cidade”, disse.
Participaram do evento o vice-prefeito Luiz Carlos Porto, os secretários municipais Miriam Reis (Sedes), Conceição Formiga (Mulher) e Zesiel Ribeiro (Educação). Além da promotora de Justiça, Aline Pires (Idoso), a coordenadora Maura Barroso (Conselho do Idoso); Lúcio Lins (Defensor Público); Maria de Fátima Alves (rede nacional de proteção ao idoso) e Isabel Lopizic (Centro Integrado de Apoio e Prevenção a Violência contra Pessoa Idosa).
A secretária de Desenvolvimento Social, Miriam Reis, defendeu a viabilização de convênios junto aos governos estadual e federal para ajudar na execução de projetos sociais voltados especificamente ao público da terceira idade em Imperatriz. “O município não dispõe de recursos (estadual ou federal) que ajude a cuidar dos nossos idosos, pois a demanda é grande e o dinheiro utilizado é oriundo dos cofres públicos de Imperatriz”, destacou.
Na ocasião, a coordenadora da Casa do Idoso, Mauro Barroso, destacou o trabalho desenvolvido nestes últimos anos pelo município na causa da pessoa idosa em Imperatriz. “Temos concentrado esforços para trabalhar a política do idoso com afinco e dedicação”, assinalou.
Ela argumentou ainda a articulação da rede dos direitos das pessoas idosas que conta com a participação de várias instituições que lidam e trabalham com o público da terceira idade em Imperatriz. “Nós precisamos envelhecer, mas com dignidade e saúde. E o Conselho do Idoso tem feito várias ações nesse objetivo de promover essa qualidade de vida à comunidade da terceira idade”, assinalou.
Miriam Reis citou durante o encontro os projetos realizados pelo município que prestam atendimento específico aos idosos: Casa do Idoso de Imperatriz, o Conselho Municipal do Idoso, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), grupos de idosos nas unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e convênio com o Lar São Francisco.
A coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra Pessoa Idosa, Isabel Lopizic, considera de suma importância à formatação da rede dos direitos das pessoas idosas, incluindo a assinatura do termo de compromisso técnico juntamente com as instituições parceiras no atendimento ao idoso em Imperatriz. [Da Comunicação]