Personalidades e representantes de instituições homenageadas pela Uema

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) comemorou os seus 35 anos com a entrega do Prêmio Uema a instituições pelo conjunto de ações desenvolvidas enquanto parceiras da universidade, e a medalha ‘Gomes de Souza’ a pessoas que se destacaram, no Maranhão, nas áreas científica, política, cultural e social. Essa é uma das várias atividades estão sendo realizadas pelos 35 anos que a Uema completou em dezembro de 2016.

A solenidade foi realizada na noite de quarta-feira (2), no auditório da Fiema, em São Luís. A noite foi prestigiada por mais de 300 pessoas, entre autoridades locais, diretores de centro, diretores de curso, chefes de departamento, assessores especiais, professores e servidores da Uema.
Para o Reitor da Uema, Gustavo Pereira da Costa, o Prêmio Uema representa um ato público de reconhecimento e de agradecimento, de prestação de contas e de reafirmação de compromisso. Ele relembrou as lutas travadas ao longo desses anos.
“A Uema avançou, progrediu pela vontade e pela coragem de mulheres e de homens que se uniram para dizer que a luta valia a pena e que os resultados justificariam a resistência”, afirmou o reitor. “Cada professor e cada professora, cada técnico-administrativo, cada estudante têm deixado, nesta instituição, as suas marcas e inteligências”, declarou o reitor.
Gustavo Costa conclamou a comunidade acadêmica a se unir por uma universidade pública, gratuita e inclusiva. “Que tenhamos sempre o sentimento gregário, de pertencimento e que não nos faltem união e coragem, cada um no seu papel, na sua função, para levarmos adiante o que nos foi legado por tantos que nos precederam. O que nós fazemos agora, outros, amanhã, também haverão de fazer pela Uema”, afirmou o reitor.
As apresentações culturais foram feitas pelos cantores Fernando de Carvalho e Banda e Mário Fernando, além das performances das artistas Regina Oliveira e Vitória Oliveira. O cantor e compositor César Teixeira, condecorado com a medalha Gomes de Sousa, interpretou a canção ‘Oração Latina’.