Maratonistas a caminho da capital maranhense

Hemerson Pinto

“Nossos cavalos são nossas pernas”, brincou o presidente da Casa de Davi, instituição responsável pela Mega Maratona ‘Todos Contra as Drogas’, referindo-se à pedalada de pouco mais de 600km, entre Imperatriz e São Luís, com largada programada para às 5h desta sexta-feira. Advando Júnior reconhece os desafios que o grupo vai enfrentar pelo caminho, principalmente os trechos de subida. “Se um carro diminui a velocidade, imagine um ciclista”, completa.
Os primeiros 130km devem ser percorridos por cerca de 30 ciclistas, até pouco depois de Açailândia. A partir daí, 20 deles devem continuar o trajeto até a capital, com uma média estabelecida entre 85km e 150km diários, dependendo do perfil de cada trecho do percurso. “Como apoio teremos uma estrutura jamais vista no Maranhão. Terá um ônibus pra retornar com os participantes, ambulância, cinco carros de apoio, motos e até uma cozinha em um dos carros para preparar a alimentação”, informa o organizador.
A Mega Maratona deve ser concluída em seis dias, quando o grupo será recebido pela governadora Roseana Sarney, que receberá um relatório sobre os índices construídos em Imperatriz pelo uso de entorpecentes. O documento também revela as necessidades de instituições que trabalham no combate às drogas na região.
“Queremos sensibilizar o Estado para a questão das drogas, que destroem nossa sociedade, aumentando a criminalidade que só tem aumentado. Vai marcar o início de uma série de eventos como este, pois já existe o projeto de ciclistas de São Luís fazer uma Mega Maratona, de São Luís até aqui”, anuncia Advando. O evento que começa hoje tem parceria com a Rádio 102 FM.