Zeca Tocantins faz uma participação especial no show

Domingos Cezar

Iniciada na última segunda-feira (16), a programação da I Mostra de Arte e Cultura da Região Tocantina encerra neste domingo (22), com várias apresentações artísticas, como aconteceu durante toda a semana, no palco do Teatro Ferreira Gullar. Oficinas e debates também marcaram a I Mostra de Arte e Cultura, que atraiu um bom público, sobretudo de estudantes das escolas convidadas.
O evento artístico cultural é promovido numa parceria da Casa das Artes e Associação Artística de Imperatriz – ASSARTI, com apoio da Fundação Cultural de Imperatriz – FCI. A proposta da coordenação foi levar essa “Sembereba Cultural”, assim denominada, por juntar as mais expressivas artes, como a cênica (teatro), a música, a poesia, a capoeira, a arte circense, o folclore, entre outras manifestações culturais.
Para Lília Diniz, coordenadora geral da I Mostra de Arte e Cultura, o evento alcançou seu objetivo, pois, se não atraiu o número de público desejado, deixou sua marca com a perspectiva de crescimento a partir da II Mostra. Outro fato relevante, destaca Francisco Rego, o Chico do Teatro, presidente da ASSARTI, foi a oportunidade que os artistas tiveram em debater temas importantes como o Fundo Municipal de Cultura e a Lei de Incentivo à Cultura.
Na programação de sexta-feira (20), a I Mostra de Arte e Cultura apresentou o show “A nudez das flores”, do cantor grajauense Jessé Zanara, que foi acompanhado pelo percussionista Chico Brawn, e com participação de Zeca Tocantins. O cantor Jessé Zanara brindou o público com canções de sua autoria, do conterrâneo Bebé, dos conterrâneos Erasmo Dibel e Carlinhos Veloz, bem como suas belas canções.
    Na noite de sábado, a programação iniciou às 18h, com o show da Trupe de Habilidades Circenses – THC, seguida da belíssima apresentação do espetáculo “Eles por Elas”, da Cia Experimental de Danças Flávia Homobomo. A programação de ontem foi encerrada com a apresentação da peça teatral “Enquanto Shakespeare não Vem”, do consagrado grupo Cordão de Teatro, da cidade de Açailândia.
A programação deste domingo começa às 16h, com a apresentação do grupo de Cachoeira Grito de liberdade, às 17h a Cia de Teatro Cata e Conta apresenta “As Histórias de Magá”, e às 18h, o Coletivo Espaço de Cultura apresenta o filme O Circo (Charles Chaplin – 1928). Em duas apresentações, às 19h e 21h, a festejada Cia de Teatro Okajazo reprisa a peça “Mundirela, a Cinderela Maranhense”, recorde de público em apresentações anteriores.