Chega a Imperatriz um procedimento inovador, responsável por eliminar tumores. Trata-se do método cirúrgico de braquiterapia, onde os tumores do paciente em tratamento são atingidos com radiação, colocando a fonte radioativa dentro ou muito próxima a ele. É utilizado para combater o câncer de próstata, pulmão, cabeça e pescoço, de mama, esôfago e colo de útero. A iniciativa é única e exclusiva da clínica Oncoradium.
De acordo com o radio-oncologista Roberto Montenegro, a braquiterapia atinge o câncer com altíssima dose de radiação, o que permite maior chance de cura e com menor toxicidade. “A braquiterapia cura totalmente o câncer, mas nos casos onde esse tratamento não é indicado ela pode paralisar os sintomas”, completa.
Os efeitos colaterais são mínimos. Em alguns casos, o órgão onde foi inserida a fonte de radiação fica apenas com sensação de ardência ou com pequenas dores. Ao contrário do que as pessoas podem pensar, dependendo do tipo de fonte e técnica utilizada, o paciente não fica radioativo. Por isso é importante atentar-se para o especialista e o local de procedimento.
A Oncoradium adquiriu o aparelho de braquiterapia da fabricante Varian Medical Systems - maior empresa de aparelhos de radioterapia dos EUA -, cujo modelo dispõe de 24 canais e planejamento tridimensional, um dos mais sofisticados do momento. (Assessoria ONCORADIUM - Imperatriz)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14728
Comentários