Domingos Cezar
A direção do Colégio Militar Tiradentes II realizou com muito sucesso, durante todo o dia da última terça-feira (10), o I Chá Literário, que contou com a participação de escritores membros da Academia Imperatrizense de Letras – AIL e professores convidados. A Unidade Regional de Educação – URE/Imperatriz esteve representada pela diretora do órgão, a professora Rosyjane Paula.
Os escritores Agostinho Noleto, Gilmar Pereira, Liratelma Cirqueira e Livaldo Fregona prestigiaram o evento literário e artístico no período da manhã. Os acadêmicos Domingos Cezar Ribeiro, Raimundo Trajano Neto e Itaerço Bezerra compareceram no período da tarde. Os visitantes foram recebidos pelo Major-PM George Silva Cavalcante, diretor-geral do Colégio Militar Tiradentes II.
A programação cultural foi comandada pela gestora auxiliar, professora Zoraima Sousa Soares, que após apresentar os acadêmicos falou do objetivo do evento, o qual, segundo ela, consiste em despertar nos alunos o prazer pela leitura. A programação artística iniciou com a professora convidada, Eró Cunha, e prosseguiu com um grupo de teatro do Colégio que encenou a peça teatral “Ladrão da Alegria”.
Ao usar a palavra, o acadêmico Francisco Itaerço Bezerra incentivou os alunos a não se apartarem do hábito da leitura. “Três coisas são essenciais para um bom desempenho escolar, ler, ler e ler”. O acadêmico Domingos Cezar falou de sua experiência pessoal com a leitura e lembrou que o objetivo principal da realização do Salão do Livro de Imperatriz – SALIMP é estimular os estudantes e as pessoas em geral ao hábito da leitura.
Por sua vez, o acadêmico Raimundo Trajano Neto disse que seu gosto pela leitura foi adquirido de seu genitor ainda criança. “Mas até hoje continuo com o hábito de ler e isso me estimula a escrever”, observou o poeta, aproveitando para apresentar aos presentes a antologia poética “Quintessência”, da qual faz parte. Os três escritores doaram à biblioteca do Colégio Militar Tiradentes II alguns de seus livros.
A gestora regional da Educação, professora Rosyjane Paula, elogiou a direção do estabelecimento de ensino pela promoção do evento, observando que o mesmo certamente vai render frutos, lembrando que outros centros educacionais da rede pública estadual deveriam seguir o exemplo. Em seguida, o diretor-geral George Cavalcante convidou alunos e convidados para conhecerem, no térreo, a trilha poética que homenageou a professora e acadêmica Edelvira Barros.
Comentários