O atendimento a emergências provocadas pelas cheias sazonais de Imperatriz será aprimorado. Ontem à tarde, o CESTE (Consórcio Estreito Energia) entregou um barco com capacidade para cinco tripulantes, equipada com motor de 60 hp, para a Superintendência Municipal de Defesa Civil. “Gostaria que o barco não precisasse ser usado para atender esse tipo de emergência, mas se for necessário, a Defesa Civil estará bem equipada”, comentou o Gerente Local do CESTE, João Rezek.
A entrega da embarcação, juntamente com a carreta especial para transportá-la, é mais uma contribuição do CESTE com a Defesa Civil de Imperatriz. Antes disso, a empresa já havia repassado estação hidrométrica/telemétrica e material de escritório, além de promover palestras e treinamentos para capacitar os colaboradores da instituição.
Na condição de empresa operadora de um dos maiores empreendimentos da região, o CESTE quer estender sua missão empresarial para além da geração de energia, apoiando e desenvolvendo projetos sociais e ambientais relevantes para o desenvolvimento regional.
Conforme solicitado por Odilon na data de ontem, durante a entrega desta embarcação, estamos aguardando posição formal da Defesa Civil de Imperatriz no sentido de ressaltar o apoio que o CESTE vem oferecendo àquela instituição, no sentido não só de subsidiá-la com informações necessárias à realização de seu ofício, bem como a disponibilização de equipamentos, entre eles material de escritório, réguas e estação hidrométrica/telemétrica e lancha, necessários à execução de suas funções primordiais. Dizer também que o CESTE vem atuando diariamente de forma a trazer condições à Defesa Civil enfrentar problemas relacionados a cheias excepcionais no Município de Imperatriz, o que é uma rotina enfrentada pelo Município, mesmo antes da implantação da Usina, de maneira mais organizada e eficiente do que as condições existentes em momento anterior ao início da implantação do empreendimento. Deve ser ressaltado por fim que o CESTE vem realizando treinamentos e palestras com a participação da Defesa Civil, o que vem permitindo cada vez maior capacitação dos envolvidos nas atividades.