Alunos e professores da Escola Municipal de Educação Bilíngue Professor Telasco Pereira Filho, localizada no bairro São José do Egito, foram surpreendidos na manhã desta quarta-feira, 25, com uma ação voltada para a saúde.
A programação foi desenvolvida pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Cerest, órgão federal ligado à Secretaria Municipal de Saúde, Semus, em alusão ao Dia Nacional do Surdo, data celebrada em 26 de setembro.
Durante toda a manhã profissionais do Cerest realizaram atendimentos como aferição de pressão arterial, consulta médica, palestras e atividades físicas com ginástica laboral para os estudantes da unidade.
"Com a proximidade do Dia Nacional do Surdo, decidimos fazer esta ação voltada especialmente para este público aqui na Escola Bilingue", justificou a coordenadora do Cerest, Elisania Bandeira. O evento contou, ainda, com a parceria da Rede de Saúde Mental que enviou profissionais para falar das atividades já desenvolvidas e serviços ofertados.
"Também tivemos duas experiências em que nossas equipes tiveram dificuldades em se comunicar com trabalhadores surdos e, em razão disso, e da aproximação do Dia Nacional do Surdo resolvemos realizar atividades com este público" detalhou a coordenadora acrescentando que há um projeto em fase de preparação para levar o ensino de Libras para os profissionais do Cerest.
A diretora da Escola Bilíngue, Ivanilde Oliveira, disse que a iniciativa foi de grande importância para a inclusão. "Este mês é conhecido como setembro azul porque é o mês das lutas, dos movimentos de surdos no Brasil, então nada melhor do que uma ação desta hoje. Fico muito feliz em ver nossos surdos participando de ações como estas", comemorou Ivanilde Oliveira que definiu o evento como maravilhoso.
Cuidador na Escola Bilingue, Max de Andrade Sousa, participou da atividade. Ele fez aferição de pressão, recebeu orientações e aprovou a iniciativa do Cerest. "É muito importante essa organização aqui na escola bilíngue, porque aqui tem interprete e tem vários profissionais. Isso é muito importante essa inclusão para todos nós surdos", disse Max de Andrade por meio da interprete de Libras da escola, Maria das Graças.
Lotada no corpo docente da Escola Municipal Santo Inácio de Loyola, que fica no mesmo bairro São José do Egito, Eliene Brandão disse que ao tomar conhecimento da ação na escola vizinha resolveu comparecer juntamente com uma colega para conhecer o trabalho.
"Temos criança surda na nossa escola, onde fizemos um projeto para ensinar o básico para os meninos e passar para eles a melhor forma de interagirem com outras crianças e soubemos desse projeto aqui hoje e viemos para dar uma olhadinha e tirar alguma coisa para a gente aplicar na sala", revelou a servidora que disse ter aprovado o atendimento em saúde realizado pelo Cerest.
O que é o Cerest
Localizado na rua Maranhão, nº826, Setor Mercadinho, o Cerest tem por finalidade promover ações com objetivo de melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e da vigilância. Criado pelo Governo Federal, o Cerest, é vinculado diretamente à Secretaria Municipal de Saúde. O órgão realiza estatísticas de ocorrências de acidentes de trabalho, visando verificar a motivação das moléstias causadas à classe trabalhadora. (João Rodrigues-Ascom)
Comentários