Atendimento do Cerest na Praça de Fátima

Hemerson Pinto

O evento aconteceu na manhã da última sexta-feira, na Praça de Fátima, centro de Imperatriz. Até as 10h, cerca de 150 pessoas já haviam recebido atendimentos como verificação de pressão arterial, testes de glicemia e massagens. Durante todo o mês de fevereiro, o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador, Cerest, realizou visitas a empresas falando sobre os riscos e a prevenção contra as Lesões por Esforços Repetitivos.
De acordo com a coordenadora do Cerest, a tecnologia até contribui com o surgimento de novos casos. "Os adolescentes e jovens, principalmente, usam tanto o computador, por exemplo, que até esquecem o tempo. Estão adoecendo enquanto ficam horas sentados em posturas erradas, repetindo movimentos, sem respeitar nem mesmo uma pausa de dez minutos. Uma lesão grave pode levar até mesmo à perda dos movimentos do braço", alerta Dalvenira Mendes.
As Lesões por Esforços Repetitivos são doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho, o que abrange qualquer distúrbio ou doença que comprometa o sistema muscular e esquelético (ossos, nervos, músculos e tendões) desenvolvidas no ambiente do trabalhado.
A melhor forma de prevenção é constatar e eliminar fatores de risco. Isso pode ser feito com medidas corretivas, como pausas para descanso e adoção de equipamentos de proteção individual.
Em Imperatriz, o Cerest avalia e acompanha casos de LER. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Rua Maranhão, 826, bairro Mercadinho. O telefone para contato é (99) 3523-3102.