O CEREST- Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador de Imperatriz, realizou na última terça-feira (28) ações em alusão ao dia 28 de fevereiro – Dia Mundial do Combate à LER/DORT (Lesão por Esforço Repetitivo) e Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho).
A equipe multiprofissional do CEREST esteve na Praça de Fátima, onde realizou uma blitz, e em seguida os profissionais seguiram para o Calçadão, onde realizaram palestras e panfletagens.
O Cerest desenvolveu durante toda esta semana ações de promoção à saúde do trabalhador. Ontem (02), por exemplo, houve Circuito de Saúde com avaliação das condições de saúde dos trabalhadores da empresa Limp Fort.
De acordo com Miriam Oliveira Santos, coordenadora do CEREST, o encontro foi realizado para 200 trabalhadores, ontem (02), às 06h30.
Instituições na mira
Bancos privados e intuições também estão na mira do CEREST - Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador de Imperatriz.
A confirmação é da coordenadora Miriam Oliveira: “Estamos estendendo estas visitas aos bancos, cal center, shoppings, INSS e empresas”, confirmou Miriam.
Definição de LER - Representa uma síndrome de dor nos membros superiores, com queixa de grande incapacidade funcional, causada primariamente pelo próprio uso dos membros superiores em tarefas que desenvolvem movimentos locais ou posturas forçadas.
Também é conhecido por L.T.C (Lesão por Trauma Cumulativo) e por D.O.R.T (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), mas na realidade entre todos estes nomes talvez o mais correto tecnicamente seria o de Síndrome da Dor Regional. Contudo, como o nome L.E.R (Lesão por Esforço Repetitivo) se tornou comum e até popular, esta é a denominação adotada no Brasil e representa exatamente do que se trata a doença, pois relaciona sempre tais manifestações com certas atividades no trabalho. (Comunicação)
Comentários