Dalvenira Mendes, coordenadora do CEREST de Imperatriz

Visando melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) promove neste sábado (10) uma ação efetiva e gratuita para atender aos profissionais de Imperatriz que estão expostos ao excesso de ruído.
De acordo com a coordenadora do Cerest de Imperatriz, Dalvenira Mendes, “os serralheiros são os que mais sofrem no local de trabalho devido à constante e alta frequência de ruídos aos quais são submetidos, portanto eles serão os principais beneficiados pelo exame, que será feito sem nenhum custo para o trabalhador”.
O exame, que é denominado Audiometria Tonal, avalia a audição das pessoas. Quando detecta qualquer anormalidade auditiva, permite medir o seu grau e tipo de alteração, assim como orienta as medidas preventivas ou curativas a serem tomadas, evitando assim o agravamento. Este exame só pode ser realizado por um fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista, pois são estes os profissionais habilitados a orientar corretamente todas as etapas para a realização do procedimento.
Além disso, a audiometria tonal é considerada um teste subjetivo para avaliar o grau e o tipo de perda auditiva, emitindo tons puros, em várias intensidades e frequências, através da via aérea e, para isto, o paciente usa um fone de ouvido no momento do exame. O exame de audiometria tonal também serve como base para diagnosticar a necessidade do uso de aparelho auditivo e, se necessário, o tipo de aparelho. (Comunicação)