Iniciada em 10 de março, a aplicação das vacinas contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) em Imperatriz, a campanha continua sendo desenvolvida e a meta do Ministério da Saúde de vacinar 7.539 meninas aqui na cidade será cumprida a contento. A informação é do Programa de Imunização do Município (PIM), mantido pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) – que coordena toda a logística de distribuição e aplicação das doses.
De acordo com o cronograma apresentado, as equipes de aplicação das vacinas já passaram por 250 escolas da zona urbana imunizando cerca de 600 jovens. Quanto ao calendário de aplicação nas unidades de ensino da zona rural, a coordenação informa que está sendo fechado em consonância com as sugestões de datas mais convenientes repassadas pela direção das escolas. Mas vale lembrar que as doses já podem ser encontradas nas Unidades Básicas de Saúde.
Socorro Ribeiro, coordenadora do PIM, esclarece aos pais e interessados que, segundo determinação do MS, as vacinas são destinadas única e exclusivamente às meninas com faixa etária de 11 a 13 anos. “Nós temos uma meta e um cronograma determinado pelo próprio MS. Os pais e a população têm que entender que as vacinas são para este público específico e que se forem disponibilizadas para outros, vai faltar a quem de fato foi destinado a receber a dose”, explicou.
Ela informa ainda que se por ventura alguma adolescente não foi cadastrada em sua unidade de ensino e deixar de receber a dose, basta procurar a UBS mais próxima de sua casa, pois a vacina quadrivalente que combate os vírus HPV tipo 06, 11, 16 e 18 é gratuita e estará disponível também nas UBSs durante todo o ano. Vale ressaltar, segundo a coordenadora, que se a menina completar 13 anos de idade ainda em 2014 deverá procurar uma UBS antes da sua data de aniversário.
Socorro ressalta que o objetivo desta vacina é atuar na prevenção do câncer de colo do útero, que é o terceiro tipo mais frequente entre as mulheres, e por isso a grande procura por parte de alguns pais, mesmo os que têm filhos fora da faixa etária determinada. Segundo informações do Coordenador da Rede de Oncologia do Município, Gumercindo Filho, na rede privada a dose desta mesma vacina custa em torno de R$ 500,00 (quinhentos reais). (Maria Almeida - ASCOM)