Com a inauguração dos CEOs a população passou a ter acesso a novos serviços antes não disponibilizados no Sistema Único de Saúde

Com o total funcionamento dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) na Rede Pública de Saúde de Imperatriz, a população passou a ter acesso a novos serviços antes não disponibilizados no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal do Município, Célia Noronha, atualmente os CEO´S atendem uma média de 1.600 pessoas por mês com sete tipos de tratamento diferentes.

"Dentística (restaurações), Endondontia (Tratamento de canal) Periodontia (Tratamento de gengivas), Odontopediatria e Bucomaxilo-maxilo (Cirurgias e extrações de dentes inclusos e 3º Molares), estão entre as especialidades que atendemos nos CEO´S", ressalta Célia Noronha. A coordenadora explicou ainda que os atendimentos são feitos por meio de agendamentos a depender da demanda, e que os casos tratados são de pacientes encaminhados pelos Postos de Saúde, onde o procedimento solicitado não é realizado.
Segundo levantamento feito pela coordenação, de janeiro a abril deste ano, cerca de 6.500 pessoas fizeram tratamento nos Centros de Especialidades. "Eu iniciei meu tratamento aqui e graças a Deus deu tudo certo, eu fiz dois canais e umas cinco restaurações, sendo que todas as radiografais que precisei fazer foram feitas aqui mesmo no CEO Três Poderes", informa Aline Leandro, vendedora.
A Secretaria Municipal de Saúde mantém uma estrutura com mais de 50 funcionários para atender a demanda dos CEO´S  que funcionam das 07h:30min às 11h:30min, e das 13h:30min às 17h:30min. A SEMUS mantém também os Plantões Odontológicos no CEO Três Poderes que além do horário de funcionamento normal, fica de portas abertas das 18h:00min às 22h:00min para atender aos pacientes da Urgência e Emergência (pacientes com dor). Maria Almeida - ASCOM