Alunos do CE Estado de Goiás realizaram inscrição para o Enem na própria escola
Cursinho UREI PRÓ-ENEM lota auditório aos sábados
Aulão de Redação, no CE Parsondas de Carvalho (Montes Altos), com a Professora Dra. Orleane Santana

Cida Marconcine

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2016, que começaram dia 09 e terminaram nessa sexta (20), foram o grande motivo da mobilização que aconteceu nessas últimas semanas nas escolas da rede pública estadual, vinculadas à Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI). Uma verdadeira força-tarefa, tendo em vista a meta que o Governo do Estado queria atingir: 100% dos alunos do terceiro ano inscritos no Enem deste ano. Para isso, várias ações e sugestões estiveram em andamento, visando a melhoria de resultados nesta importante avaliação externa, que acontece nos dia 05 e 06 de novembro.
Uma dessas sugestões, bem aceita pela comunidade escolar, foi colocar os Laboratórios de Informática das escolas e do NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional) à disposição para inscrições, de forma a facilitar principalmente aos alunos que não têm acesso à internet.
"Estamos ajudando os alunos na inscrição para o Enem todos os dias. Nossa meta é a mesma do Governo do Estado, ou seja, 100% dos alunos de 3º ano inscritos no Enem 2016", destacou a gestora escolar do CE Estado de Goiás, professora Maria Aldeny de Jesus, que não mediu esforços nesta ação para o alcance do objetivo.
"As escolas estaduais estão realizando uma verdadeira força-tarefa para assegurar a inscrição dos alunos no Enem, pois nossa meta é participação de todos os alunos de 3º anos. Para isso os gestores escolares e a equipe da UREI estão empenhados nesta importante ação", destacou a gestora regional de Educação de Imperatriz, professora Orleane Santana. "Continuamos com várias ações de acompanhamento nas escolas, para assegurar a participação de todos esses alunos", reforçou a diretora regional de Educação, professora Suelly Leal.
Cursinhos preparatórios
A UREI, em parceria com professores voluntários da própria rede estadual, promove aos sábados, pela manhã, desde o dia 23/04, no auditório do Centro de Formação de Professores, o cursinho preparatório UREI PRÓ-ENEM 2016, com o objetivo de contribuir para a preparação dos estudantes ao Enem. Esta ação acontece desde o ano passado, sendo oferecidas aulas das 4 áreas do conhecimento, inclusive Redação. Cada escola foi contemplada com 20 vagas.
"Estamos empreendendo esforços para que nossos alunos das escolas estaduais possam fazer uma boa pontuação no Enem e assegurar sua vaga em uma universidade pública dos seus sonhos. Esta ação, que também reforça o trabalho dos professores em sala de aula, tem também o objetivo de melhorar o Ideb da nossa região e do nosso Estado", declara a gestora da UREI, professora Orleane Santana.
O Colégio Militar Tiradentes II, através de parcerias com um cursinho particular, proporciona aos alunos do ensino médio um reforço escolar no contraturno. Já o CE Governador Archer promove aos sábados, pela manhã, o cursinho pré-vestibular CEGA com os professores voluntários da própria escola, no intuito de reforçar os conteúdos vistos em sala de aula e melhorar também o desempenho dos alunos no Enem. "Temos percebido que os alunos apresentam muitas dificuldades nos componentes curriculares das áreas de Ciências da Natureza, Matemática e Produção Textual. Assim, com o propósito de consolidar conhecimentos nessas áreas, oferecemos  o pré-vestibular, que acontece desde março", conta a gestora do CE Governador Archer, professora Diana Barreto Costa. "Esperamos que a maioria desses alunos seja exitosa no Enem e nos vestibulares, pois estamos fazendo nossa parte", reforça a gestora.
Aulão de Redação
Outra ação que a UREI tem oportunizado é o Aulão de Redação, para alunos de 3º ano de outros municípios,  ministrado aos domingos pela própria gestora Regional de Educação, professora Orleane Santana, que é Doutora em Linguística. O aulão já aconteceu em Montes Altos (17/04), no CE Parsondas de Carvalho e em Porto Franco, no CE Fortunato Moreira Neto (15/05). Neste domingo (22), o aulão está previsto para o município de Estreito, com participação dos alunos do CE Frei Gil e CE João Batista Teixeira. "A proposta é colaborar com nossos alunos para que tenham um desempenho melhor no Enem deste ano, principalmente na produção da Redação", destaca a gestora. "Estas aulas nos municípios funcionam como uma extensão do Cursinho Preparatório da UREI", esclarece ela.
Hora do Enem
Na URE de Imperatriz, os alunos também se cadastraram e participaram do 1º Simulado Hora do Enem, no dia 30/04. O Hora do Enem é um projeto do Governo Federal/MEC em parceria com a TV Escola e Geekie Games, sendo voltado para a preparação dos alunos para o Enem. O Governo do Maranhão aderiu à parceria e oportuniza a todos os estudantes esta plataforma de estudos, onde acontecem simulados, cujas provas seguem a mesma metodologia utilizada nas questões do Enem.  "Durante o primeiro simulado Hora do Enem, o Centro de Ensino União esteve com o laboratório de informática de portas abertas nos três turnos para atender os alunos", destaca a gestora escolar do CE União, professora Francisca Sousa.
"Nas escolas estaduais os alunos estão recebendo estímulo dos gestores escolares e dos professores para participarem da Hora do Enem, fazerem uso do material de apoio e simulados online. Acreditamos que esta iniciativa vai ampliar as chances de melhoria de desempenho dos estudantes e de nossos indicadores no Ensino Médio", destaca a coordenadora pedagógica da UREI, professora Ivetilde Nascimento Delgado Mota.

Oficinas de orientações
Outra atividade que acontece nas escolas, sendo realizada pelos/as supervisores/as escolares, durante o acompanhamento pedagógico, são as oficinas específicas com orientações sobre o Enem, para alunos de 3º ano do Ensino Médio. "Essas oficinas têm o objetivo de motivar os estudantes para a inscrição no Enem, através de vídeos e de explicações do que é o Enem e sua importância, orientações sobre o Sisu, Prouni e Fies", explica a supervisora escolar, professora Giseuda Costa, que promoveu este momento, nos dias 11 e 12/05, no CE Dorgival Pinheiro, junto à coordenação pedagógica da escola. "Este contato direto com os alunos é muito bom, pois desperta neles um interesse maior no preparo para o Enem", relata. As oficinas acontecem simultaneamente nas escolas estaduais de Imperatriz, durante acompanhamento pedagógico.
"São estas ações concretas, em prol de nossos alunos e da aprendizagem, é que farão a diferença nos índices do nosso Estado, e que irão também melhorar a qualidade na educação pública", conclui a gestora Regional de Educação de Imperatriz, professora Orleane Santana.