Foi inaugurado nessa quinta-feira (8) o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua - Centro POP. Trata-se de um espaço fundamental para o processo de ressocialização das pessoas em situação de rua, oferecendo atendimento psicológico, inclusão das pessoas nos serviços e programas sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), agindo como facilitador da reinserção dessas pessoas no mercado de trabalho ou em capacitações profissionais, retomada do convívio social e familiar e a construção do processo de saída da situação de rua, além de auxiliar para o retorno ao seu local de origem.
Localizado na Rua Coronel Manoel Bandeira – 1049, no bairro Beira Rio, o Centro POP passa a atender das 8h às 18h, sendo que durante a noite, o espaço funcionará como Albergue, das 19h às 6h. Uma equipe multidisciplinar com assistentes sociais, psicólogos, administrativos e coordenação será responsável por atender aos cidadãos que se encontram na situação de rua em Imperatriz, que segundo os registros da própria SEDES quantificada através do programa de Abordagem de Rua, ao todo são 45 pessoas que vivem nessa situação.
Durante a solenidade de inauguração, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Miriam Ribeiro, anunciou que, com a implantação desse serviço, a assistência social de Imperatriz fecha um ciclo de atendimento, que se inicia com a criança, passa pelo adolescente, a mulher, o idoso e agora a pessoa em situação de população de rua.
“Estamos fechando um ciclo de atendimento na assistência social com a implantação desse novo serviço. Hoje, garantimos ações, serviços, programas e projetos que amparam todos os gêneros da sociedade, desde a criança ao idoso e agora a população em situação de rua. O Centro Pop será mais um local de acolhimento na rede socioassistencial, na garantia de direitos do indivíduo, garantindo-lhe a dignidade. E eu acredito que daqui a algum espaço de tempo, teremos uma situação diferente em Imperatriz, sem pessoas em situação de rua. Faremos todo o possível para que a pessoa queira sair da rua, que perceba que a vida é melhor em outros espaços, menos na rua”, declarou.
Na oportunidade, Miriam também ressaltou a importância da instalação do Albergue. “O Albergue é um serviço fundamental para Imperatriz no auxílio àquelas pessoas que não têm onde dormir e que iriam dormir na rua. Os interessados podem vir aqui, preencher um formulário, e serão acolhidos com alimentação, um kit higiene e uma cama para dormir”.
O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, ressaltou que a implantação do Centro POP é mais um avanço para a cidade. “Os avanços em Imperatriz são inegáveis em todas as áreas. A implantação do Centro POP é um exemplo disso, demonstrando que cada um está fazendo sua parte. Por isso, a SEDES está de parabéns pelo trabalho”.
Para Manoel Castro, de 45 anos, que há 4 mora nas ruas e praças de Imperatriz, afirma que o Centro POP “vai melhorar a vida de todo mundo. Vai ter comida e cama todo dia pra gente dormir, porque é muito ruim dormir na rua quando está chovendo”, disse seu Manoel.
O Centro Pop contará com parcerias de outros programas municipais como do Consultório na Rua, Restaurante Popular, Abordagem de Rua, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS AD e encaminhamentos em geral. (Sara Ribeiro – ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14998
Centro POP e Albergue passam a funcionar em Imperatriz
Centro de Referência Especializado é inaugurado
Comentários