Com a aproximação da Semana do Meio Ambiente (primeira do mês de junho), o Centro Educacional Morada do Sol, localizado no Jardim Imperador, ou Jardim Morado do Sol, começou na manhã de quinta-feira (24) o ciclo de palestras ambientais alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no próximo dia cinco.
A escola pública, recentemente repassada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para o município, funciona em dois turnos (manhã e tarde), atendendo centenas de alunos do ensino fundamental, sob a coordenação da professora Maria Laudecy Alves Barreto. Os alunos do fundamental maior assistiram à palestra “Imperatriz e seus recursos hídricos”, proferida pelo ambientalista Domingos Cezar.
Realizada em parceria com o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam), a palestra chamou a atenção dos alunos, que a ouviram atentamente, fizeram anotações e questionaram o ambientalista, que respondeu todas as perguntas, dirimindo as dúvidas dos alunos que se mostraram satisfeitos com o aprendizado.
De acordo com Domingos Cezar, quando Frei Manoel Procópio fundou Imperatriz, há quase 160 anos, ele não imaginava a riqueza hídrica que havia descoberto. A cidade é cortada por cinco importantes riachos: Cacau, Bacuri, Capivara, Santa Teresa e Riacho do Meio, além de outros menores com seus ricos mananciais.
Para o ambientalista, todo esse ecossistema vive ameaçado em face à ação nefasta do homem. A construção de casas nas margens e até nos leitos desses riachos contribuiu com sua devastação, a exemplo do que ocorreu com praticamente todos os riachos, lagos, lagoas e nascentes que existiam em grande quantidade na zona urbana do município.
Domingos Cezar, diretor da Fundação Rio Tocantins e conselheiro, municipal e estadual, de Meio Ambiente, falou da devastação das matas ciliares do rio, do assoreamento provocado pela derrubada das matas, da retirada ilegal de areia e seixo, da extinção de grande parte das espécies de peixes que existiam há 30 anos.
Para a coordenadora Maria Laudecy, a palestra veio trazer conhecimentos e despertar nos alunos interesse em defender os recursos naturais, de forma particular, o riacho Bacuri, que passa acerca de 500 metros de distância da escola, razão porque despertou maior interesse dos alunos do Centro Educacional Morada do Sol. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14413
Centro Educacional Morada do Sol realiza palestra sobre meio ambiente
Questão ambiental começa a ser debatida nas escolas do município
Comentários