Domingos Cezar fala a alunos dos recursos hídricos de Imperatriz

Com a aproximação da Semana do Meio Ambiente (primeira do mês de junho), o Centro Educacional Morada do Sol, localizado no Jardim Imperador, ou Jardim Morado do Sol, começou na manhã de quinta-feira (24) o ciclo de palestras ambientais alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no próximo dia cinco.
A escola pública, recentemente repassada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para o município, funciona em dois turnos (manhã e tarde), atendendo centenas de alunos do ensino fundamental, sob a coordenação da professora Maria Laudecy Alves Barreto. Os alunos do fundamental maior assistiram à palestra “Imperatriz e seus recursos hídricos”, proferida pelo ambientalista Domingos Cezar.
Realizada em parceria com o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam), a palestra chamou a atenção dos alunos, que a ouviram atentamente, fizeram anotações e questionaram o ambientalista, que respondeu todas as perguntas, dirimindo as dúvidas dos alunos que se mostraram satisfeitos com o aprendizado.
De acordo com Domingos Cezar, quando Frei Manoel Procópio fundou Imperatriz, há quase 160 anos, ele não imaginava a riqueza hídrica que havia descoberto. A cidade é cortada por cinco importantes riachos: Cacau, Bacuri, Capivara, Santa Teresa e Riacho do Meio, além de outros menores com seus ricos mananciais.
Para o ambientalista, todo esse ecossistema vive ameaçado em face à ação nefasta do homem. A construção de casas nas margens e até nos leitos desses riachos contribuiu com sua devastação, a exemplo do que ocorreu com praticamente todos os riachos, lagos, lagoas e nascentes que existiam em grande quantidade na zona urbana do município.
Domingos Cezar, diretor da Fundação Rio Tocantins e conselheiro, municipal e estadual, de Meio Ambiente, falou da devastação das matas ciliares do rio, do assoreamento provocado pela derrubada das matas, da retirada ilegal de areia e seixo, da extinção de grande parte das espécies de peixes que existiam há 30 anos.
Para a coordenadora Maria Laudecy, a palestra veio trazer conhecimentos e despertar nos alunos interesse em defender os recursos naturais, de forma particular, o riacho Bacuri, que passa acerca de 500 metros de distância da escola, razão porque despertou maior interesse dos alunos do Centro Educacional Morada do Sol. (Comunicação)