Centro de Zoonoses já dispõe de vacinas para cães e gatos em Imperatriz

O coordenador do Centro de Zoonoses de Imperatriz, Paulo Henrique Soares, confirmou ontem à reportagem que a unidade já dispõe de um novo lote de vacina antirrábica encaminhada pelo Ministério da Agricultura. "Essa vacina está à disposição da população de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Centro de Zoonoses, localizado no Conjunto Vitória", garante.
Ele tranquiliza a população que não puder levar os animais (cães e gatos) até o Centro de Zoonoses, pois anunciou que será deflagrada no próximo dia 5 de outubro a Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica. A campanha será realizada em mais de 40 postos de saúde (fixo e móvel) distribuídos em todos os bairros de Imperatriz.
O coordenador do Centro de Zoonoses destaca que o objetivo da campanha é vacinar mais de 24 mil cães e 12 mil gatos em bairros e povoados de Imperatriz. A primeira etapa da campanha começa no próximo dia 15 (domingo) de setembro na zona rural, cuja meta é vacinar 2.500 animais.
O aposentado Valdenor da Silva, que possui quatro animais de estimação em casa, foi até a unidade do Centro de Zoonoses e recebeu vacinas, agulhas e seringas para imunizar os animais contra o vírus da raiva. "Fui bem atendido e estou satisfeito com o trabalho realizado por esses profissionais", disse.
No Maranhão, duas mortes provadas por raiva humana foram registrados este ano. A vacinação de cães e gatos é a única maneira de prevenir a doença que ainda não foi controlada no Brasil.