Vacas, bois, cavalos e outros animais dessa natureza que estiverem circulando pelas vias públicas estão sendo apreendidos pela equipe de fiscalização do Centro de Zoonoses de Imperatriz, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde (Semus). A informação foi prestada à reportagem pelo coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Paulo Henrique Soares.
Ele alerta que tal prática pode causar acidente, além de transtornos à população e principalmente danos à saúde pública. Os animais encontrados soltos nas ruas estão sendo apreendidos e transportados para o pátio do Centro de Zoonoses, no bairro Conjunto Vitória.
Os responsáveis pelos animais devem procurar o órgão, no máximo em até oito dias, para o resgate do animal, após efetuar o pagamento da taxa de liberação. “Essa taxa é paga no banco, depois o dono do animal apresenta o comprovante para viabilizar o resgate do animal”, disse.
Segundo ele, encontram-se no pátio do órgão pelo menos 17 animais que foram apreendidos pela fiscalização que aguarda o resgate dos proprietários. No geral, 50 animais já foram apreendidos pelo Centro de Zoonoses desde o começo deste ano. “Nós contabilizamos a apreensão de mais de 350 animais que estavam circulando livremente em vias públicas em Imperatriz”, afirma. (Gil Carvalho / ASCOM)
Comentários