Desde agosto, o Centro de Controle de Zoonoses de Imperatriz intensifica a castração de gatos para manter o controle de natalidade e diminuir o risco de doenças entre os animais. Na manhã da última terça-feira, 24, foram castrados 48 machos, gratuitamente, com agendamento prévio. Esse foi o terceiro mutirão, com 120 cirurgias, o próximo deve acontecer na última semana de novembro.
De acordo com o coordenador de Zoonoses, Paulo Henrique, a operação é rápida e simples. "Com duração de 10 minutos, os gatos recebem anestesia geral e são removidos os testículos. Lembramos que isso não traz nenhum prejuízo aos machos, apenas benefícios", explicou.
Segundo o veterinário, os felinos ficam mais caseiros e pode evitar que eles contraiam doenças como a raiva, toxoplasmose e dermatite, já que não estarão em contato com outros animais. O mutirão contou com a participação de estudantes do 6º período de medicina veterinária da UEMASUL, que acompanharam os trabalhos como assistentes.
O Centro de Zoonoses fica na BR-010, Conjunto Vitória, e oferece serviços de consultas, teste de raiva e calazar, além de recolherem cães doentes e cavalos abandonados nas ruas, com o auxílio da carrocinha. A castração e os atendimentos são feitos diariamente, das 8h às 16h. (William Castro - ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15994
Centro de Zoonoses faz mutirão de castração de gatos
Procedimento melhora qualidade e expectativa de vida dos bichanos
Comentários