A Central de Coordenação do Registro e Combate ao Câncer de Imperatriz foi entregue à comunidade na manhã de ontem (25). O novo serviço funcionará no prédio da Unidade de Saúde Três Poderes, Rua Itamar Guará, S/N, bairro Três Poderes.
Gumercindo Filho, coordenador da Rede de Oncologia do município, informou que a instalação desta sala representa um avanço muito grande porque agiliza todo o processo, diminuindo por meio da tecnologia dos sistemas o tempo de registro e emissão dos laudos de consultas e exames.
"Aqui vai funcionar a coordenação do planejamento e o cronograma das atividades que serão realizadas. Todo o processo de consultas, realização de exames e emissão de resultados será controlado por aqui", informou o coordenador, ressaltando que a sala será apenas a coordenação de controle, pois todos os serviços serão ofertados na própria localidade do usurário por meio da Unidade Móvel que se deslocará até a comunidade.
Na oportunidade, foi apresentada também às pessoas presentes a magnitude do impacto na redução da morbimortalidade causada pelo câncer de pele, do colo do útero, mama e próstata, que a Unidade de Prevenção e Tratamento do câncer vai proporcionar. O serviço funcionará paralelamente ao que já é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Imperatriz. Foi apresentada também a estrutura e logística de atendimento desta Unidade.
Segundo Vilenice Batista, coordenadora da referida Unidade, a estrutura compreende um ônibus de dois andares equipado com sala de recepção, três consultórios, centro cirúrgico, sala de mamografia, sala de pequenos procedimentos e uma sala de coleta de prevenção (exame Papa Nicolau), além de um elevador para cadeirantes.
Quanto à equipe técnica, a coordenadora informou que será disponibilizado mastologista, ginecologista, urologista, cirurgião geral, dermatologista, oncologista, enfermeiro, técnico em Enfermagem, técnica em Radiologia e assistente administrativo.
Ela ressaltou que a logística de atendimento ainda será definida, tendo em vista que o ônibus chega na cidade dia 08 de novembro e, a partir da segunda quinzena do mês, serão feitos os primeiros atendimentos na zona rural de Petrolina. Mas adiantou que toda a logística será realizada em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que passarão por um treinamento no dias 30 e 31 de outubro.
De acordo com a coordenação, a unidade passará por todos os bairros de Imperatriz, priorizando as áreas mais carentes, onde as pessoas têm menos acesso aos serviços de saúde no que se refere à prevenção e tratamento oncológico. "O atendimento será dimensionado aos bairros da zona urbana e rural, e sempre antes de nós irmos ao local, será feita uma triagem pelos nossos ACS e divulgação através dos meios de comunicação para que seja agilizado o atendimento", afirmou. (Maria Almeida - ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14839
Comentários