Inaugurado em 25 de outubro de 2010, o Centro de Referência e Atendimento à Mulher – CRAM, vinculado à Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulher (SMPM), completou, na última terça-feira, 25, seis anos de muito trabalho e dedicação às mulheres em situação de violência. As comemorações contam com uma programação de palestras e oficinas para profissionais da pasta, acadêmicos do curso de Serviço Social das faculdades Unisulma/Pitágoras e sociedade civil.
Para a coordenadora do CRAM, Sueli Brito Barbosa, a composição do órgão, que se tornou referência para as mulheres do município, só foi possível graças ao comprometimento da administração municipal, sendo hoje um marco na política pública para mulher em Imperatriz. “Sabemos que o mecanismo mais importante para o enfrentamento à violência contra a mulher é a informação. Então, em nossas palestras mostramos a importância, os desafios e as dificuldades que é você trabalhar com esse público”, explicou.
Sueli disse que a pasta tem conseguido dar sua contribuição, permitindo que os equipamentos do município encaminhem os casos de violência para a justiça, sobretudo mulheres desprovidas de conhecimento, que por várias razões não conhecem seus direitos. “Fazemos todo o acompanhamento e, se for o caso de Medida Protetiva, encaminhamos para a Casa Abrigo ou outro órgão competente para as medidas cabíveis. Aqui elas encontram todo o apoio necessário para que superem seus traumas e sigam suas vidas com coragem e esperança”, destaca a coordenadora.
O CRAM - Formada por uma equipe multidisciplinar, que inclui psicóloga, pedagogas e assistentes sociais, o CRAM é um órgão mantido pela Prefeitura Municipal de Imperatriz, criado especialmente para oferecer um serviço de atendimento à mulher. Atualmente o local é referência para mulheres envolvidas em situação de violência doméstica e familiar.
O Centro de Referência e Atendimento à Mulher funciona na Rua Monte Castelo, nº 329, entre ruas Sousa Lima e Coriolano Milhomem, Centro – fone (99) 99132-7479, para atendimento ou dúvidas. O horário de funcionamento é das 08h às 12h e 14h às 18, de segunda a sexta-feira. (Francisco Lima/ASCOM)
Comentários