O Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, programa assistencial mantido pela Prefeitura Municipal de Imperatriz por meio da Secretária de Desenvolvimento Social (SEDES), retornou suas atividades ontem.
A secretária de Desenvolvimento Social, Miriam Reis explica que o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência é um programa custeado exclusivamente pelos recursos do tesouro municipal, criado com objetivo de oferecer atendimento adequado à pessoa com deficiência, seja ela de qualquer tipo, tanto na área da saúde, com reabilitação clinica, quanto na assistência social com capacitação e qualificação profissional no intuito de desenvolver as habilidades individuais dos integrantes do Centro.
"O Centro de Referência possibilita a inclusão Social para os deficientes visuais, físicos, auditivos e intelectual leve. E, ao estimular as aptidões de cada um através das atividades realizadas no Centro, os deficientes adquirem mais autonomia e segurança nas tarefas diárias de modo que também passam a conviver melhor com as limitações", observou Miriam.
Suzy Cortez, coordenadora do Centro de Referência observa que "o Programa é muito importante para as pessoas com deficiência, tendo em vista que esse tipo de assistência não é encontrado com facilidade na região".
Suzy Cortez informou ainda, que o Programa mantém uma equipe multiprofissional com Assistente Social, Fonoaudióloga, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta e Pedadoga, além de uma estrutura adequada para atender os 196 deficientes cadastrados, onde mais de 80 participam assiduamente das atividades realizadas pelo Centro.
"Além do atendimento com a equipe multidisciplinar, são oferecidos cursos de Informática, Pintura em tela, Trabalhos Manuais, Braile, Libras, Música (Violão e teclado), Natação e Baquete. O Centro também disponibiliza carteiras de Passe-livre municipal para facilitar a locomoção dos integrantes do Centro e quando estão na Casa também recebem alimentação", informou Suzy.
(Sara Ribeiro - ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14687
Comentários