O Centro de Ensino Governador Árcher, um dos mais importantes e tradicionais estabelecimentos de ensino da cidade foi contemplado e recebeu na manhã desta sexta-feira (30), o projeto Arte & Cidadania nas Escolas, sob a tutela da Fundação Cultural de Imperatriz – FCI.
Esta é a oitava escola que recebe o projeto que já se fez presente nesta primeira etapa nas Escolas Castro Alves I, Frei Tadeu, Giovanni Zanni, Machado de Assis, Paulo Freire, Escola União, Enock Alves Bezerra (povoado Imbiral) e Governador Árcher.
Coordenador pelo poeta/cantador Zeca Tocantins e pelo juiz de Direito Delvan Tavares, o projeto leva aos alunos das escolas visitadas arte, cultura, através da música, dança, poesia, artes plásticas, fotografia, mas também leva a ética e cidadania.
O projeto é dividido em duas partes: momento de cidadania, quando os alunos recebem nas salas de aula membros do Comissariado de Justiça que ministram palestras, sob a orientação de Delvan Tavares, e a segunda consiste no momento cultural sob a coordenação de Zeca.
No Centro de Ensino Governador Árcher, que tem como gestora a professora Izaulita César Moura, toda a programação teve intérpretes de libras, uma vez que a escola é referência regional no ensino de libras. Os alunos encenaram a peça Branca de Neves e entoaram canções gospel e populares.
De acordo com o coordenador geral, Zeca Tocantins, o projeto tem cinco anos de existência e vem conseguindo obter bons resultados alcançando seus reais objetivos. “Levamos artistas e os alunos nos brindam também com a arte produzia na escola”, diz Zeca Tocantins.
Para Lucena Filho, presidente da Fundação Cultural de Imperatriz – FCI, o projeto Arte & Cidadania nas Escolas é não é apenas um projeto cultural, “mas de grande alcance social, porque afasta os alunos da droga e da prostituição”, conclui Lucena Filho. (Domingos Cezar/ASCOM)
Comentários