Projeto, em torno de R$ 165 mil, será executado pelo Governo do Estado

Em reunião realizada na sexta-feira, 9, os profissionais do Centro de Artesanato da Praça da Cultura receberam a notícia de que o espaço receberá ações de melhoria da infraestrutura, além de cursos para qualificação. A iniciativa é resultado da parceria entre Prefeitura de Imperatriz e Governo do Estado. O espaço deve ficar pronto no final de março.
O projeto, em torno de R$ 165 mil, será executado pelo Governo do Estado que, além de reformar, irá colocar boxes separados para cada artesã e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico será responsável pela capacitação e formalização dos artesãos, através da Sala do Empreendedor. "Entregamos o projeto arquitetônico e de engenharia para reforma do Centro de Artesanato. Foi elaborado pela Secretaria de Infraestrutura, a pedido da Sedec. Após isto, buscamos os parceiros para execução", explicou Eduardo Soares, secretário da Sedec.
Estiveram na reunião, representando o Governo do Estado, Adonilson Lima e Frederico Ângelo. A primeira-dama de Imperatriz, Janaína Ramos, parabenizou a presidência da Associação de Artesãos de Imperatriz, Assari, pela dedicação em busca de melhorias e falou de sua relação com as profissionais do segmento. "Em março faz um ano que fui apresentada pelo Jonas Ribeiro (em memória) às artesãs do Centro. Elas me apresentaram as dificuldades e o que esperavam do Poder Público. Desde então estou envolvida nas ações e colaborando na melhoria do trabalho e da vida delas. O projeto irá contemplar a infraestrutura física, elétrica, hidráulica, além dos boxes", esclareceu.
Eduardo Soares ressaltou que a Sedec inscreveu diversos projetos voltados ao artesanato, no Ministério do Turismo, com o objetivo de "pleitear recursos para aquisição de barracas padronizadas e realização da feira do artesanato deste ano. (Luana Barros - Ascom)