Imperatriz é sede do Centro Brasileiro de Pecuária Sustentável (CBPS). A associação, que tem o objetivo de divulgar e promover a troca de experiências sobre o manejo sustentável no país, começou em 2010 por iniciativa do produtor rural Mauroni Cangussu. A sede oficial do Centro, localizada na Rua Paraíba, 50, bairro Juçara, foi inaugurada ontem (22). O grupo conta com apoio de instituições internacionais e universidades brasileiras.
“Nós estamos inaugurando o CBPS, o Centro Brasileiro de Pecuária Sustentável, com o objetivo de modificar o perfil da pecuária no Brasil. A humanidade tem que mudar a relação com o meio ambiente e o CBPS faz parte dessa mudança na área da produção rural”, enfatiza Mauroni. A entidade trabalha na divulgação de processos ecológicos de produção, como por exemplo, o plantio de árvores nas pastagens. Hoje são oito propriedades rurais envolvidas no grupo, que não tem fins lucrativos, e promove reuniões para debater o assunto.
Localizada entre os dois maiores biomas nacionais - o Cerrado e o Amazônico -, Imperatriz é, segundo o produtor rural, o melhor local para sediar uma entidade desta natureza. Na última visita, no mês de julho, à capital do Estado, mais nove proprietários mostraram interesse em engajar a causa e já se pensa em criar uma filial do Centro em São Luís. “Já passamos do tempo de retornar, hoje o estrago é maior que a capacidade de recuperar nosso planeta”, explica, ao justificar a necessidade da união dos produtores no intuito de convencer novos proprietários a adotar o sistema.
Em sua avaliação, o maior mérito da associação é promover a divulgação dessas práticas sustentáveis. “Não é uma postura fácil de mudar. São anos e anos num sistema que parecia o mais adequado. Então é preciso investir em educação, no esclarecimento, para conseguirmos bons resultados”. O projeto é tão ousado que tem atraído atenção até de quem, via de regra, estaria do lado oposto dos interesses do setor: os ambientalistas.
Embora seja voltado ao pecuarista, o CBPS não é restrito a produtores rurais. “Qualquer pessoa que tenha interesse em ajudar o planeta e mudar sua postura pode contribuir”, comenta. O email de contato do CBPS é: cbps-ma@hotmail.com.