Na manhã de ontem (12), o prefeito Sebastião Madeira assinou termo de doação entre a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e o município de Imperatriz, garantindo à cidade a implantação de uma unidade da Central de Interpretação de Libras. Para a implantação, um segundo passo também foi dado ontem, que foi o recebimento e vistoria de um veículo para atendimento que aconteceu em São Luís e deve chegar a Imperatriz nos próximos dias.
O objetivo é garantir que as pessoas com deficiência auditiva tenham acesso a serviços públicos com mais facilidade mediados pela tradução e interpretação, garantindo, assim, mais qualidade de vida.
A Central de Interpretação de Libras ficará vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), passando a integrar o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD), tendo em vista que este foi o responsável para buscar esse benefício para a cidade ao participar de processo de seleção, através de edital e entrega de documentação.
A Central de Libras contará com mobília, impressora, aparelho de telefone, computadores e webcam de alto desempenho, além de um veículo para atendimentos que demandem deslocamentos.
Segundo a coordenadora do CRPD, Suzzy Cortez, o funcionamento da Central facilitará, além do deslocamento, em serviços essenciais, como acesso à saúde.
"O atendimento na Central acontecerá a partir de agendamento, em que o usuário, com o auxílio de um intérprete, informará qual serviço necessita, seja consulta médica, audiências ou serviços bancários. O carro da Central, assim como o intérprete, irá acompanhar esse usuário ao atendimento", informou Suzzy. (Sara Ribeiro - Ascom)
Comentários