Hemerson Pinto
A noite de domingo, 01 de junho de 2014, ficou marcada para a equipe de basquete sobre rodas do Centro de Apoio ao Amputado e Deficiente Físico de Imperatriz, Cenapa. O grupo formado por atletas cadeirantes desembarcou no aeroporto Renato Cortez Moreira, em Imperatriz, às 23h05, e foi recebido com cartazes, faixas, balões e gritos de ‘é campeão’.
O motivo de tanta comemoração? A conquista inédita do Campeonato Regional Nordeste de Basquete em Cadeiras de Rodas, disputado entre os dias 28 e 31 de maio em Recife, capital de Pernambuco. A competição é realizada anualmente pela Confederação Brasileira de Basquete em Cadeiras de Rodas. As disputas aconteceram no Instituto Helena Lubienska.
Com a vitória do time imperatrizense ganhou o direito de representar novamente o Maranhão, desta vez no Campeonato Brasileiro da Divisão de Acesso, que este ano acontece e Manaus, Amazonas, no mês de novembro.
O título foi invicto, com placares de 63 x 19 contra o ADM, donos da casa; 40 x 39 contra a Aabane, da Bahia; 57 x 19 em cima dos paraibanos da Asdef. Na final o Cenapa encarou os piauienses do 40 Graus, e bateu por 48 x 42. Outro troféu da equipe de Imperatriz ficou com o atleta revelação, Edilson, o camisa 8 do Cenapa.
De volta à cidade o time foi recebido com carinho pela torcida formada por familiares, amigos, e pessoas que estavam no aeroporto aguardando passageiros, e ficaram sabendo do feito histórico dos 12 jogadores.
“Pra mim, mesmo sem ser imperatrizense, estou aqui a pouco tempo, mas fico feliz em vê essa cidade feliz por estas pessoas terem conquistado essa vitória. A vitoria maior sei que estar dentro de cada um deles, pela superação, por saberem que são capazes e poderem mostrar isso. É bonito, e que eles vençam muitas outras vezes. Vou ficar na torcida”, disse o empresário, Magno Arruda.
Para o técnico José Balesteiro, o Zezão, “a vitória é toda deles, eles deram o máximo de si, jogaram pra ganhar e conquistaram até a confederação brasileira. Foram guerreiros, eles merecem”, comentou. O atleta João Batista agradeceu ao apoio recebido de pessoas e empresas que permitiu, ‘na última hora’, a chegada do time à competição.
A batalha do Cenapa para chegar ao Campeonato Regional Nordeste de Basquete em Cadeira de Rodas começou bem antes, quando os jogadores e demais componentes do Cenapa passaram a procurar a imprensa para divulgar o desejo de participar da competição, o que dependia de apoio para a compra das passagens aéreas. Aos poucos o grupo foi presenteado com a viagem e trouxe a vitória de presente para Imperatriz.
Comentários