Atletas buscam chance para disputar campeonato

Hemerson Pinto

Pelo segundo ano consecutivo, os atletas da equipe de basquete sobre rodas do Centro de Apoio Profissional do Amputado e Deficiente Físico de Imperatriz, Cenapa, podem ficar de fora do Campeonato Regional Nordeste. Este ano o torneio será disputado na capital pernambucana, Recife. Os jogos começam no próximo dia 28.
Para garantir a participação, o time necessita chegar no local da disputa até o primeiro dia da competição. A dificuldade é exatamente a falta de recursos para a viagem, que deve ser aérea. São doze jogadores e três componentes da comissão técnica. Cada passagem, ida e volta, custa em torno de R$ 1.500.
Neste mesmo período no ano passado, o grupo também corria contra o tempo em busca de apoio para embarcar rumo ao campeonato que pode garantir vaga para o Brasileiro de Basquete Sobre Rodas, um sonho do time imperatrizense. A equipe foi vencida pelo cansaço, e este ano o drama volta a se repetir.
“Ano passado conseguimos com o Município as cadeiras apropriadas para a competição, mas não conseguimos as passagens. Este ano treinamos bastante com as novas cadeiras, mas até agora também não conseguimos as passagens. Já recebemos a reposta da Prefeitura de que não nos ajudará com as passagens, assim como não conseguimos o apoio da Câmara de Vereadores, onde apenas alguns se manifestaram a favor”, disse João Bastita, atleta do Cenapa.
A instituição sem fins lucrativos existe há quase 15 anos e acolhe pessoas com deficiência física, em um trabalho voltado para a inclusão social. O basquete sobre rodas é uma das armas do Cenapa, que também promove eventos de dança sobre rodas, entre outros.
O time de basquete tem histórico positivo em torneios realizados em Imperatriz e em outras cidades do Maranhão e Pará. A equipe já participou do Regional Nordeste e em 2014 acredita no título e na vaga para o brasileiro da modalidade, desde que consiga entrar na quadra em solo pernambucano.