Os agentes da prefeitura, que intensificaram a limpeza dos cemitérios públicos, na semana passada, deixaram tudo pronto para o Dia de Finados [2 de novembro]. No maior deles, o Campo da Saudade; no mais tradicional, o São João Batista, e no recém-construído, o do Bom Jesus, o serviço foi concluído no último final de semana.
Roberto Alencar, secretário municipal de Infraestrutura (Sinfra), informou que para otimizar o serviço foram designadas duas equipes não só para limpar, mas para revitalizar as “necrópoles” da cidade. “O prefeito pediu, e nós estamos atendendo, que fosse ampliado o sistema de iluminação dos cemitérios e que fosse instalada energia onde ainda não tem, como é o caso do Cemitério da Cafeteira”, informou. “Essa iluminação não será só para o Dia de Finados, será permanente”, completa o coordenador dos cemitérios Valdecir Marques Lima.
Vadecir informou que, desde que assumiu essa coordenação, uma de suas preocupações tem sido manter os cemitérios limpos e que esse serviço termina sendo intensificado nesse período. “Quando recebemos essa tarefa, no início dessa gestão, encontramos os cemitérios em situação de abandono. Os cemitérios estavam totalmente sucateados, encobertos pelo mato e cheios de entulhos. Tivemos que colocar uma equipe permanente para a retirada do mato e do lixo e realizar o serviço de pintura e consertos”, relata.
Ainda segundo Valdecir, a estimativa é de que cerca de 50% da população imperatrizense visitem os túmulos de familiares e amigos nesta quarta-feira. “Cerca de 100 mil habitantes devem visitar os cemitérios da cidade”, frisou.
“O serviço de limpeza e conservação preparou os cemitérios para receber a população que irá prestar homenagens aos seus entes queridos. Mas quem não puder comparecer no Dia de Finados poderá ir aos cemitérios em outra data que encontrará locais limpos e conservados”, garante Valdecir.
Cemitérios - Segundo o coordenador, em Imperatriz existem oito cemitérios públicos, sendo que os maiores são o Campo da Saudade, Jardim das Rosas, São João Batista e Parque dos Anjos. Segundo ele, o cemitério São João Batista é o mais antigo da cidade e o Campo da Saudade é um dos maiores, com mais de 15 mil túmulos. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14242
Cemitérios limpos para o Dia de Finados
Prefeitura reforçou o serviço de limpeza dos cemitérios na semana passada
Comentários