Hemerson Pinto
O PROGRESSO recebeu de alguns empresários do município de Imperatriz a informação sobre problemas com a energia elétrica após novas ligações realizadas na região central da cidade. As constantes quedas foram verificadas, principalmente, em estabelecimentos comerciais e nos imóveis em fases de construção. A preocupação é se existe possibilidade da segunda maior cidade do estado do Maranhão enfrentar problemas mais complexos com fornecimento de energia em um futuro próximo.
Há poucos meses nossa reportagem publicou matéria sobre os postes com altura de 22m que eram fixados em ruas do bairro Nova Imperatriz e na Avenida Newton Belo, no trecho que corta os bairros Santa Inês, Parque Independência e Novo Horizonte, até chegar à Subestação Santa Rita, construída pela Companhia Energética do Maranhão, Cemar, próximo à entrada do bairro Ouro Verde.
Os postes faziam parte do projeto da Linha de Transmissão, idealizada para evitar que em poucos meses os consumidores venham sofrer danos ainda maiores, devido ao aumento na demanda de consumo. O posteamento que, depois da manifestação contrária dos moradores por onde a linha fazia caminho, deverá ter seu percurso alterado, ligará a Subestação Santa Rita à Subestação Beira-Rio. Esta última em fase de construção no final do bairro Nova Imperatriz.
A medida adotada pelo Companhia está ligada com a preocupação da Cemar com o crescimento rápido do número de imóveis residenciais, comerciais, industriais e rurais, o que aumenta a demanda para novas ligações na rede de energia elétrica. A empresa afirma que entre os meses de janeiro e maio de 2013 fez cerca de 9.030 mil ligações novas na região Sul do Estado. Duas mil foram realizadas somente em Imperatriz.
A Linha de Transmissão é exatamente uma das obras e planejamentos do fortalecimento do sistema elétrico do município, o que de acordo com a empresa, acontece anualmente. O objetivo, segundo a Cemar, é garantir a qualidade do fornecimento de energia à população e empreendedores. Em 2014 os investimentos podem chegar a mais de 11 milhões de reais para a expansão do sistema elétrico da cidade.
Uma das armas da Cemar, a Subestação Beira-Rio deverá atender mais de 224 mil pessoas nos bairros Centro, Beira Rio, Bacuri, Vila Davi II, Conjunto Vitória, Vila Vitória, Caema, Vila Leandra, Parque do Buriti, Parque Anhanguera, Itamar Guarar e Vilinha. Uma quinta subestação é prevista para o ano de 2015.
Comentários