Para todo o período carnavalesco a Cemar colocará em ação seu Plano Operacional de Carnaval, que visa garantir a máxima continuidade e qualidade na energia fornecida, além do rápido restabelecimento do sistema elétrico em caso de falta, para que o Carnaval aconteça com muita energia em todo o Maranhão.
O Plano Cemar Especial de Carnaval mobilizará 287 equipes e mais de 737 profissionais, entre engenheiros, técnicos, operadores e eletricistas que estarão em regime de plantão especial no período festivo para garantir o atendimento em todo o Estado. Somente no circuito Deodoro/Madre Deus e Passarela do Samba em São Luís, oito equipes de atendimento emergencial serão dispostas em lugares estratégicos para atender eventuais ocorrências de falta de energia nos circuitos oficiais de carnaval definidos pela Prefeitura e Governo do Estado.
Em Imperatriz 05 equipes de plantão estarão posicionadas no trecho entre as praças Mané Garrincha e Cultura, pontos de maior concentração de foliões e brincadeiras carnavalescas.
Em Caxias, Timon e Codó 08 equipes de plantão estarão posicionadas nos principais trechos e pontos de maior concentração de foliões e brincadeiras carnavalescas.
O plano especial conta também com equipes nas cidades que tradicionalmente realizam festas carnavalescas, como Itapecuru Mirim, Chapadinha, Rosário, Viana, Pinheiro, Cururupu, Codó, Caxias, Bacabal, Pedreiras, Barra do Corda, Porto Franco e Santa Inês.
A Cemar alerta que alguns casos de falta de energia estão relacionados a fenômenos naturais (descargas atmosféricas, fortes ventos, erosões, etc), acidentes em vias públicas com quebra de postes e vandalismo que também podem comprometer o fornecimento de energia elétrica.
Interior do Estado
Em cada regional, haverá um executivo responsável pela mobilização da estrutura planejada. Em todas as bases da Cemar no interior, líderes estarão à disposição para suporte e controle das equipes. As áreas de Manutenção e Operação ficarão de sobreaviso em caso de uma eventual necessidade de mobilização. Para que tudo transcorra com tranquilidade, as equipes estarão a postos nos horários pré-definidos. Para todo o Estado, a Central de Atendimento 116 estará com número reforçado de atendentes e haverá, ainda, profissionais trabalhando em sobreaviso.
De olho na segurança
Equipes de Segurança da CEMAR iniciaram, na última segunda e terça-feira (09 e 10/02), as visitas técnicas aos barracões das escolas de samba e circuitos de carnaval em São Luís. Essas visitas fazem parte das ações preventivas para o período carnavalesco. O principal objetivo das visitas é reforçar as orientações sobre como prevenir acidentes com a rede de energia elétrica e garantir o fornecimento de energia com a máxima continuidade e segurança. Os carros não devem ultrapassar o limite de 4,5 metros.
Atendimento
As agências de atendimento ao cliente estarão abertas até esta sexta-feira, 13, retornando na quarta feira, dia 17/02, a partir das 14h. O atendimento pela Central 116 continuará funcionando 24h, com um aumento de 15% no número de atendentes nos dias do carnaval, tudo isso para garantir que a demanda do período seja suprida.
Na folia da reciclagem
Durante e depois da folia, as latinhas de alumínio e todo tipo de material devem ser guardados para gerar desconto na fatura de energia pelo ECOCEMAR. Os postos de coleta funcionarão normalmente no sábado (14) até as 12h e na segunda-feira (16) das 8h às 17h. NÃO funcionarão nos dias 17 e 18 de fevereiro, retomando suas atividades na quinta-feira, dia 19.
Festas pública/particulares e comércio informal
Promotores de eventos precisam averiguar junto ao proprietário do imóvel ou local escolhido para o evento se as instalações elétricas do mesmo suportam a estrutura de equipamentos que serão utilizados (sistema de som, iluminação, palco, etc.). É muito importante não deixar para última hora, para não ser surpreendido pela falta de energia decorrente de uma sobrecarga das instalações internas.
Tanto para as festas realizadas pelas prefeituras ou particulares, como para o comércio informal, a orientação é solicitar a ligação provisória até o dia 11/02 (quarta-feira), por meio das agências de atendimento da CEMAR e agendar a avaliação da carga elétrica com antecedência de até três dias úteis antes do início do evento. A solicitação deste serviço é feita por meio de apresentação da Carteira de identidade (RG), CPF e endereço completo de onde será realizada a ligação, com um prazo de até 72h após a solicitação para executar o serviço. (Assessoria de Imprensa da Cemar)
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