Hábitos simples podem mudar os gastos com energia elétrica de uma família e, pensando em levar para a população esse tipo de informação, a Companhia Energética do Maranhão tem reforçado por meio dos seus canais de atendimento várias dicas para diminuir os gastos com energia e estimular o consumo consciente. Além de economizar, essas atitudes também têm impacto na preservação do meio ambiente.
Através do site da companhia e por meio das redes sociais, por exemplo, a Cemar tem divulgado algumas ações que podem ser realizadas por toda a família:
* Na hora da compra dos eletrodomésticos, prefira os que possuem o Selo Procel, que indica aos consumidores quais são os modelos que consomem menos energia;
* Evite acender lâmpadas durante o dia. Aproveite melhor a luz do sol, abrindo janelas, cortinas e persianas e apague as lâmpadas dos ambientes desocupados;
* Desligue a televisão quando não houver ninguém assistindo; Evite dormir com a TV ligada. Se ela tiver recursos de programação, use o controle remoto para ativar o tempo para desligar.
* Não deixe celulares, câmeras e computadores "dormir" carregando. Retire da tomada quando a bateria estiver carregada.
* Não deixe a porta da geladeira aberta sem necessidade ou por tempo prolongado, sempre arrume os alimentos que sejam rapidamente encontrados e deixe espaço entre eles para o ar poder circular;
Essas dicas já estão sendo realizadas pela enfermeira Bruna Sampaio, que diz ter diminuído os gastos consideravelmente. "A minha conta de energia era de um valor bem grande, mas eu consegui diminuir por meio das informações que eu vi no site e nas redes sociais da Cemar, fiquei sabendo dessas recomendações por meio de uma ação no meu bairro, daí busquei mais informações para tentar saber ainda mais", ressaltou.
A comunidade pode acessar estas e outras por meio de App pelo celular, Facebook, Instagram ou o site http://www.cemar116.com.br/home e fazer uma lista para aplicar em casa e reduzir o valor da conta de energia. (Assessoria de Imprensa)
Publicado em Cidade na Edição Nº 16087
Comentários