Nessa quinta e sexta-feira (12 e 13), a Cemar executou a obra de elevação do cabeamento da rede de distribuição onde passa o circuito carnavalesco de Imperatriz. A obra consistiu em subir os cabos da rede de energia elétrica para assegurar a passagem do trio elétrico com segurança em todo o percurso traçado.

Apesar da altura da rede de distribuição seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), durante as vistorias de segurança de Carnaval realizadas pela Cemar, foi constatado que a altura da estrutura do trio, contratado para o cortejo da Praça Mané Garrincha à Praça da Cultura, poderia quebrar os cabos da rede elétrica e ocasionar graves acidentes com energia.
Com a obra, a Cemar garante a segurança dos foliões durante a programação do Carnaval imperatrizense. “Nós orientamos que as estruturas não poderiam ultrapassar a altura máxima de 4,5m, mas a altura do trio com a montagem do palco poderia arrancar os cabos, o que ia provocar um acidente grave com energia elétrica. Então, pensando na segurança da população e na continuidade da programação de Carnaval dos imperatrizenses, a Cemar fez a elevação de todos os ramais de energia elétrica do trecho”, explica o técnico de Segurança da Cemar, Rogério Farias.
O remanejamento mobilizou equipes de poda, ligação nova e atendimento emergencial. “Foram dois dias de empenho das nossas equipes, mas o importante é que todo o trecho está com os cabos de energia elétrica na altura segura para o trio passar e o circuito não ser interrompido, a não ser que os cabos de telefonia não sejam relocados pela empresa responsável”, explica o líder de Operação da Cemar, Jonathan Ferreira.
Orientações – A Companhia orienta, ainda, que os ocupantes do trio elétrico evitem a aproximação física e o manuseio de objetos próximo à rede de energia elétrica. Um exemplo são os objetos metálicos (como adereços de fantasia ou o “pau de selfie”) e as serpentinas, que alcançam a rede de energia com facilidade. (Assessoria de Imprensa da Cemar)