A equipe de segurança da CEMAR realizou, na manhã dessa sexta-feira (08), uma visita técnica no circuito carnavalesco de Imperatriz. Durante a ação, foi vistoriada a montagem dos palcos onde as atrações se apresentarão durante o período carnavalesco.
Essas visitas têm como objetivo reforçar as orientações de como evitar acidente com energia elétrica. Durante a inspeção são observadas as condições da montagem da estrutura, como a presença de aterramento no palco para evitar choques elétricos e se os palcos estão com uma distância segura da rede elétrica de média e/ou baixa tensão.
O técnico de segurança da CEMAR, José Rogério Farias, reforça a importância desse trabalho de prevenção. “Essa ação de fiscalização é realizada em todo o estado Maranhão, na qual os técnicos observam se as medidas de seguranças estão sendo cumpridas para assim prevenirmos acidente envolvendo a população. Além disso, também ficamos de plantão caso ocorra alguma eventualidade, pois esperamos que todos possam brincar o carnaval com segurança”.

Plano Especial
O Plantão especial teve início às 18h dessa sexta-feira e vai até às 08h do dia 14, quinta-feira. Preocupada em garantir máxima continuidade e qualidade de energia elétrica para os circuitos oficiais carnavalescos do Maranhão, a CEMAR definiu uma estratégia para que o Carnaval aconteça normalmente em todo o Maranhão.
O Plano CEMAR Especial de Carnaval mobilizará 232 equipes e cerca de 800 profissionais, entre engenheiros, técnicos, operadores e eletricistas que estarão em regime de plantão no período festivo para garantir o atendimento em todo o Estado. Na Regional Sul serão 110 eletricistas parceiros; 28 técnicos próprios e 02 engenheiros trabalhando durante os dias de festa. A CEMAR tem feito também esclarecimentos à população sobre a prevenção de acidentes e dos riscos elétricos.
Em cada regional, haverá um executivo responsável pela mobilização da estrutura planejada. Em todas as bases, líderes estarão à disposição para suporte e controle das equipes. As áreas de Manutenção e Operação ficarão de sobreaviso em caso de uma eventual necessidade de mobilização. Para que tudo transcorra com tranquilidade, as equipes estarão a postos nos horários pré-definidos. Para todo o Estado, a Central de Atendimento 116 estará com número reforçado de atendentes e haverá, ainda, profissionais trabalhando em sobreaviso.

Orientação
Além de garantir a folia com mais segurança para a população, a CEMAR também está preocupada com o seu colaborador. Por isso realiza um trabalho constante de orientação por meio dos diálogos de segurança (DS) que ocorrem duas vezes por semana, durante os quais os todos os colaboradores são reunidos para assistir palestras sobre a prevenção de acidente e cuidados com a saúde, entre outros assuntos.
Para descontrair o ambiente, a equipe da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) trajados com fantasias e outros adereços saíram por toda a Sede convocando os colaboradores para irem para o auditório. O tema do DS realizado nessa sexta-feira foi exatamente os cuidados que devem ser tomados durante os dias de folia.
Na oportunidade, foram distribuídos materiais informativos sobre saúde. A prevenção de doenças sexualmente transmissíveis foi um dos temas enfatizado com informações e também com a distribuição de preservativos. Outros aspectos abordados, foram os cuidados no trânsito, tanto para quem vai ficar na cidade ou para quem vai viajar, e também a Lei Seca. Durante a sua fala, o técnico de segurança, Marcos Túlio de Sousa, lembrou que essas dicas “são importantes para todos, pois nada substitui a sua vida”.
Para fechar o dia, foi realizada uma blitz na frente da Sede da CEMAR embalada por machinhas de carnaval para reforçar as dicas de segurança para os colaboradores na saída da empresa após o dia de trabalho e também para as pessoas que estivessem passando pelo local. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)