Sobre a greve nos serviços bancários, a CEMAR traz algumas orientações que vão ajudar os clientes a realizar o pagamento das suas contas de energia.
Atualmente, a CEMAR disponibiliza ao cliente 8 formas de pagamento, sendo que em 5 delas o cliente não tem necessidade de ir aos bancos: Correspondente Bancário, Débito Automático, Autoatendimento, Internet Banking e Cartão de Débito.
" Correspondente Bancário - é uma instituição que entre suas atividades atua também como agente intermediário entre os bancos e instituições financeiras autorizadas a operarem pelo Banco Central e seus clientes finais. As casas lotéricas, assim como os correspondentes bancários, recebem contas até o valor de mil reais.
Os Correspondentes Bancários que recebem o pagamento das contas de energia são:
" Débito Automático - A CEMAR proporciona aos seus clientes a facilidade e comodidade para pagamento da fatura de energia elétrica através de débito automático. Quem já é optante desta forma de pagamento recebe a conta antes do seu vencimento e fica sabendo qual o valor e o dia em que o Banco irá debitar a fatura de energia elétrica na conta corrente. Além disso, o cliente também pode checar seu consumo e esclarecer dúvidas.
" Autoatendimento - Nos terminais de autoatendimento (caixa eletrônico), o cliente pode efetuar o pagamento por meio do código de barras ou número de série. A conta de energia da CEMAR pode ser paga nos terminais de autoatendimento dos Bancos: Bradesco, Banco do Brasil, CAIXA, Santander, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste.
" Internet Banking - O serviço de Internet Banking dos Bancos permite que o cliente possa ter acesso às contas bancárias sem que para isso tenha de se deslocar à agência. Desta forma, pode efetuar o pagamento da conta de energia por meio do computador. A conta de energia da CEMAR pode ser paga pelo Internet Banking dos bancos Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste.
Para as contas de energia com valores acima de mil reais (R$ 1.000,00), as alternativas sugeridas são os pagamentos feitos por meio do Internet Banking, autoatendimento ou Agências do Banco Bradesco (conforme informação repassada pelo banco, não aderiram à greve), com a ressalva para o limite de valores que variam sempre de acordo com a conta corrente e perfil do cliente definido pelo banco.
Se mesmo com as orientações acima, o cliente ainda tiver dúvidas quanto à forma de pagamento da conta de energia, basta ligar para a Central 116 ou ir a uma das 222 Agências de Atendimento da CEMAR em todo o Estado para ter mais informações.

Greve dos Correios
Além da greve dos bancos, os Correios também estão paralisados. Sendo assim, a CEMAR informa a todos os seus clientes que a entrega das contas de energia NÃO está sendo afetada pela greve dos Correios, uma vez que a entrega das contas de energia não é realizada por eles, mas sim por uma empresa contratada pela Companhia. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)