A educação bem estruturada é um dos pilares para o desenvolvimento da sociedade. Em busca de contribuir com a diminuição dos impactos das desigualdades sociais, a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) lança nesta quinta-feira (dia 26) o Edital de Seleção de Projetos Sociais, com o foco em educação.
Por meio do Edital, a Cemar vai realizar o investimento de 1 milhão de reais em até quatro projetos educacionais em todo o Maranhão. A iniciativa visa expandir o desenvolvimento social, diminuindo a desigualdade por meio do acesso à educação.
O investimento é direcionado à revitalização dos espaços educacionais, para que os estudantes maranhenses possam ter uma vivência escolar agradável, o que possibilita a aprendizagem com conforto, qualidade e eficiência.
“Muitas escolas da zona rural são de taipa. Pelo mapeamento do Censo 2014, temos mais de mil escolas nessa situação e isto inquieta a Cemar. Então, o foco em Educação concentra nossos esforços na melhoria dos índices de educação no estado e na melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano - IDH”, explica o gerente de Comunicação e Marketing, Carlos Hubert Cardeal.
As entidades beneficiadas, além da reforma, construção ou reconstrução física de seus prédios, recebem também mobília adequada para suas atividades, eletrodomésticos, acessórios educativos e até veículos, segundo suas áreas de atuação e necessidades.
Algumas das organizações já beneficiadas foram contempladas, por exemplo, com cantina, cozinha, secretaria, playground, reforma do ônibus escolar, brinquedoteca, e até sistema de abastecimento de água. “Isso leva mais dignidade e condições para que a educação seja desenvolvida em nosso estado”, conta Carlos Hubert.
2014 – No último ano, a Cemar fez o investimento de 2,5 milhão de reais para revitalização de espaços comunitários, o que contribui de forma significativa para o desenvolvimento do estado do Maranhão.
Os projetos beneficiados foram: Sociedade de São Vicente de Paulo/Conselho Central – Caxias; Formação Sócio Transformadora – Balsas; Centro Estadual de Referência em Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar da Rede Mandioca – Cáritas Brasileira – São Luís; Centro Educacional Eurípedes Barsanulfo – CEEB – Santa Inês; Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmem Bascarán (CDVDH/CB) – Açailândia; Associação Comunitária dos Trabalhadores no Beneficiamento do Babaçu – Codó; Associação das Quebradeiras de Coco Babaçu São José dos Basílios – Centro de Beneficiamento do Babaçu; Centro Educacional Profissional do Coroadinho/CPEC – São Luís.
Estes e outros benefícios são realizados pela Companhia por meio do programa Energia Social Cemar, que é uma proposta de investimento diferenciado em instituições no estado. O programa promove o desenvolvimento sustentado das regiões, através de investimentos em projetos de reforma e revitalização de organizações locais. Todas as instituições formalmente constituídas, com sede própria e com documentação apropriada estão aptas a receber o investimento da Companhia.
Inscrições – As inscrições vão até o dia 24 de abril de 2014 e devem ser feitas no site da Cemar www.cemar116.com.br. Os projetos selecionados serão divulgados em novembro deste ano.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15266
Cemar lança Edital de Seleção para patrocínio de projetos sociais
A Companhia vai investir 1 milhão de reais em projetos com foco em educação
Comentários