A educação bem estruturada é um dos pilares para o desenvolvimento da sociedade. Em busca de contribuir com a diminuição dos impactos das desigualdades sociais, a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) lança nesta quinta-feira (dia 26) o Edital de Seleção de Projetos Sociais, com o foco em educação. 
Por meio do Edital, a Cemar vai realizar o investimento de 1 milhão de reais em até quatro projetos educacionais em todo o Maranhão. A iniciativa visa expandir o desenvolvimento social, diminuindo a desigualdade por meio do acesso à educação. 
O investimento é direcionado à revitalização dos espaços educacionais, para que os estudantes maranhenses possam ter uma vivência escolar agradável, o que possibilita a aprendizagem com conforto, qualidade e eficiência. 
“Muitas escolas da zona rural são de taipa. Pelo mapeamento do Censo 2014, temos mais de mil escolas nessa situação e isto inquieta a Cemar. Então, o foco em Educação concentra nossos esforços na melhoria dos índices de educação no estado e na melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano - IDH”, explica o gerente de Comunicação e Marketing, Carlos Hubert Cardeal. 
As entidades beneficiadas, além da reforma, construção ou reconstrução física de seus prédios, recebem também mobília adequada para suas atividades, eletrodomésticos, acessórios educativos e até veículos, segundo suas áreas de atuação e necessidades.  
Algumas das organizações já beneficiadas foram contempladas, por exemplo, com cantina, cozinha, secretaria, playground, reforma do ônibus escolar, brinquedoteca, e até sistema de abastecimento de água. “Isso leva mais dignidade e condições para que a educação seja desenvolvida em nosso estado”, conta Carlos Hubert.
2014 – No último ano, a Cemar fez o investimento de 2,5 milhão de reais para revitalização de espaços comunitários, o que contribui de forma significativa para o desenvolvimento do estado do Maranhão.  
Os projetos beneficiados foram: Sociedade de São Vicente de Paulo/Conselho Central – Caxias; Formação Sócio Transformadora – Balsas; Centro Estadual de Referência em Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar da Rede Mandioca – Cáritas Brasileira – São Luís; Centro Educacional Eurípedes Barsanulfo – CEEB – Santa Inês; Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmem Bascarán (CDVDH/CB) – Açailândia; Associação Comunitária dos Trabalhadores no Beneficiamento do Babaçu – Codó; Associação das Quebradeiras de Coco Babaçu São José dos Basílios – Centro de Beneficiamento do Babaçu; Centro Educacional Profissional do Coroadinho/CPEC – São Luís. 
Estes e outros benefícios são realizados pela Companhia por meio do programa Energia Social Cemar, que é uma proposta de investimento diferenciado em instituições no estado. O programa promove o desenvolvimento sustentado das regiões, através de investimentos em projetos de reforma e revitalização de organizações locais. Todas as instituições formalmente constituídas, com sede própria e com documentação apropriada estão aptas a receber o investimento da Companhia. 
Inscrições – As inscrições vão até o dia 24 de abril de 2014 e devem ser feitas no site da Cemar www.cemar116.com.br. Os projetos selecionados serão divulgados em novembro deste ano.