A Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) realizou uma palestra sobre a importância de ser doador, com o objetivo de incentivar os colaboradores das empresas parcerias a doarem sangue. Com o tema “Não deixe essa luz se apagar! Doe sangue, salve vidas”, a palestra foi uma parceria com o Hemonúcleo de Imperatriz. A campanha será intensificada no carnaval, período em que o banco de sangue recebe uma demanda maior.
A enfermeira do Hemomar, Ana Isabel Salomão, destaca que se “as empresas tivessem essa preocupação o banco de sangue seria capaz de suprir a necessidade de Imperatriz. E nesse sentido, a CEMAR foi fantástica porque sabemos que quando se tem a conscientização a maioria das pessoas procura o serviço e se torna doadora”.
Segundo o Ministério da Saúde, cada doação pode salvar até três vidas e que se cada pessoa doasse até duas vezes ao ano, não faltaria sangue para transfusão no País. No Maranhão a média de doação por dia é de 150 bolsas. O Hemonúcleo de Imperatriz abastece toda região e por mês são produzidas 1.200 bolsas de sangue. Destas, 1.000 são disponibilizadas para o hospital municipal.
O eletricista Griciano Pontes afirma que este incentivo da CEMAR “demonstra a preocupação da empresa com a vida das pessoas. Esta ação mostra que a CEMAR sempre está preocupada com o lado social e tem incentivado os seus colaboradores a salvar vidas, através da doação de sangue”.
Para ser doador é necessário ter idade entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 kg, apresentar documento de identidade com foto, ter repousado na noite anterior e ter consumido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. Além disso, não ser portador de doenças infectocontagiosas e não ter feito cirurgia de grande porte nos últimos 12 meses. Os homens podem doar de 2 em 2 meses, até 4 vezes ao ano, e as mulheres podem doar de 3 em 3 meses até 3 vezes ao ano. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14316
Comentários