Sandro Marcos, executivo da CEMAR, apresentando para imprensa os investimentos da CEMAR em 2012

A instalação de grandes empreendimentos tem impulsionado o crescimento do Maranhão, principalmente de Imperatriz e região, e a energia é um dos principais ingredientes para tal. Dessa forma, o setor elétrico tem que acompanhar este desenvolvimento para oferecer energia para este crescimento.
Sabendo disso, a CEMAR anunciou que no ano de 2012 investirá no Maranhão 527 milhões de reais. Nos últimos oito anos, a Companhia já investiu 2,8 bilhões em obras na expansão e modernização do sistema elétrico no Estado. Estes números foram apresentados em uma coletiva de imprensa realizada nessa terça-feira (17), na sede da Companhia em Imperatriz.
Apenas para a região Sul serão 103 milhões investidos. Em Imperatriz, a Companhia está fortalecendo o sistema elétrico com a ampliação de Subestações existentes e até dezembro deste ano vai construir a Subestação Santa Rita. Para a cidade também estão previstas obras de ampliação de carga, divisão de circuito e manutenção preventiva, entre outras, em vários bairros. Isso vai melhorar a qualidade da energia fornecida.
O executivo de Serviço de Rede da CEMAR, Pedro Jorge Alvarenga, explica que a CEMAR tem um projeto voltado para a melhoria na qualidade da energia recebida pelo cliente. "Nós temos o Projeto Agir, que trata das ações de grandes impactos e que já está em andamento aqui em nossa região. Nós já tivemos o projeto na grande área do Bacuri, onde nós fizemos divisão de circuito e ampliação de potência de algumas áreas de transformação e hoje nós estamos com um projeto na cidade de João Lisboa".
Desde o início do ano, diversas obras já foram entregues à população. Dentre elas, os Escritórios Regionais em Imperatriz e Pinheiro, as ampliações das subestações Lago da Pedra, Tuntum, Bacabal, Curvelândia, Arari, Buriticupu, Imperatriz, Grajaú e Balsas. O novo Ponto de Suprimento em 230 KV, de responsabilidade da Eletronorte/Governo Federal. A Linha de Transmissão entre as cidades piauienses de Gilbués e Santa Filomena, construída pela Eletrobrás Distribuidora Piauí com a participação da CEMAR e que beneficiou o município maranhense de Alto Parnaíba.
Para Sandro Marcos Lemos, executivo de Relacionamento com o Cliente da CEMAR, esses números representam mais qualidade de vida para a população. "Desses investimentos, somente pra 2012 nós teremos vários municípios sendo atendidos com esse investimento em que nós teremos logicamente melhor qualidade de energia para a população. Quando falamos em melhoria de energia, nós estamos falando em qualidade de vida, em saúde, educação, uma vez que a gente fornece energia para hospitais, escolas e etc.".
ECOCEMAR - A preservação do meio ambiente também é um das preocupações da CEMAR, tanto que a companhia realiza ações educativas de conscientização ambiental por meio da coleta seletiva. Uma dessas iniciativas é o programa ECOCEMAR, que consiste na troca de resíduos recicláveis por bônus na fatura de energia elétrica, com destinação organizada do material à indústria de reciclagem. O projeto já funciona em São Luís desde maio de 2011 e será implantado em Imperatriz nos próximos meses. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)