Com esta obra, 3.816 unidades consumidoras foram beneficiadas com a melhoria dos níveis de tensão

A melhoria na qualidade da energia fornecida para a população é uma busca constante da Companhia Energética do Maranhão (CEMAR). Por meio do trabalho estratégico das áreas técnicas e de atendimento ao cliente, são encontradas as necessidades de melhorias na rede, manutenção e expansão. E a partir dessas informações, são realizados investimentos contínuos em obras que possibilitam o fortalecimento do sistema elétrico na cidade.
Em Imperatriz, uma série de obras está em andamento. Destacando-se a nova Subestação Santa Rita, situada no Parque Independência. A subestação está na fase de construções civis e será concluída no mês de dezembro deste ano e entrará em funcionamento em janeiro de 2013.
No mês de outubro, foram instalados dois Bancos de Reguladores de Tensão na Subestação Centro em Imperatriz. A ação envolveu 19 colaboradores e ocorreu com a utilização de equipes de Linha Viva que trabalham com as redes energizadas, isso dispensa a necessidade de interrupção do fornecimento de energia para os clientes das áreas beneficiadas.
Esta obra contemplou os bairros Centro e Mercadinho, totalizando 3.816 unidades consumidoras beneficiadas com a melhoria dos níveis de tensão para o centro comercial e bairros adjacentes. Essa obra visa atender à crescente demanda por carga elétrica destes bairros que concentram boa parte dos pontos comerciais de Imperatriz.
Outras obras - Dentre as ações destacam-se a ampliação de potência de transformadores, o recondutoramento e divisão de área em diversos pontos da cidade. Essas obras fazem parte do Projeto Agir da gerência de Serviços de Rede. O executivo dessa área, Pedro Jorge Alvarenga, explica o projeto que “trata das ações de grandes impactos e que já estão em andamento aqui em nossa região”.
Segundo informações da CEMAR, acrescenta-se a essas obras o trabalho de inspeção com a técnica de termovisão (identificação de pontos quentes) nas redes de energia de alta tensão. Manoel Romeiro, Líder de Operação da Regional Sul, explica que esse procedimento tem como finalidade “verificar a temperatura das conexões da rede a fim de evitar que o cabo com altas temperaturas venha a romper, provocando falta de energia. Com a termovisão, conseguimos identificar esses futuros defeitos e corrigirmos de forma preventiva”.
Investimentos - Em 2012, a Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) investirá mais 500 milhões de reais. Apenas para a região Sul serão 103 milhões investidos. Nos últimos oito anos, a Companhia já investiu 2,8 bilhões em obras na expansão e modernização do sistema elétrico no Estado.
Desde o início do ano, diversas obras já foram entregues à população. Dentre elas, os Escritórios Regionais em Imperatriz e Pinheiro, as ampliações das subestações Lago da Pedra, Tuntum, Bacabal, Curvelândia, Arari, Buriticupu, Imperatriz, Grajaú e Balsas. O novo Ponto de Suprimento em 230 KV, de responsabilidade da Eletronorte/Governo Federal. A Linha de Transmissão entre as cidades piauienses de Gilbués e Santa Filomena, construída pela Eletrobrás Distribuidora Piauí com a participação da CEMAR e que beneficiou o município maranhense de Alto Parnaíba.(Assessoria de Imprensa da CEMAR)