No Maranhão as estações climáticas se resumem normalmente ao tempo seco e o tempo chuvoso, acompanhado de fortes ventos. Entre o mês de janeiro e junho chove bastante na capital, e ao começar o mês de julho até novembro as chuvas cessam e os ventos ficam mais fortes, principalmente em Agosto e outubro, e é nesse período que a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) inicia as lavagens de isoladores da rede de distribuição, Subestações e linhas de transmissões energizadas.
O processo de lavagem é muito importante para a qualidade e continuidade do fornecimento da energia, pois retira o salitre e demais sujeiras da rede elétrica evitando a oscilação e a falta de energia provocada por uma forte ventania, podendo causar a queima de equipamentos elétricos residenciais e industriais, além de transformadores da Companhia. Caso a limpeza não seja feita, ao iniciarem as primeiras chuvas, o transformador de energia pode queimar, ealém da falta de energia, causar um prejuízo de custo do equipamento e o desconforto para os clientes. 
"Todo o investimento que é feito na Companhia durante todos esses anos pode cair por terra devido à ação da natureza, uma vez que não podemos controlar, mas podemos minimizar utilizando a lavagem de rede de forma continua. Reiterando o compromisso da Companhia de disponibilizar ao cliente uma energia com qualidade e sem interrupções devido a esses fenômenos naturais". Midegarden Lavra, técnico de Distribuição da Cemar.
Em média anualmente são lavadas 15 mil estruturas entre isoladores, chaves fusíveis, chaves faca  e transformadores. Além da região metropolitana de São Luís, cidades como Barreirinhas, Tutóia e Humberto de Campos também recebem esta ação de manutenção. A Companhia, possui ainda, uma estação de tratamento que desmineraliza 8 mil litros de água por dia, para que a água usada na lavagem dos Isoladores, não provoque acidentes com eletricidade ao entrar em contato com as estruturas, ou seja, a lavagem feita não é com água comum e, somente a Distribuidora pode fazer este tipo de atividade, por conta dos riscos gerados.
As equipes de lavagem de rede da Cemar já começaram a se mobilizar no mês passado e realizarão o processo até fevereiro de 2017, com três equipes na capital e uma equipe no interior durante a semana, com capacidade de até 120 lavagens por dia, que  podem realizar o serviço robotizado ou manual. São ações como esta que reforçam o Maranhão como o estado com a melhor energia do Brasil no ranking Aneel, que avalia a melhor distribuidora por meio do índice de Desempenho Global de Continuidade. (Assessoria de Imprensa Cemar)