Acontece na manhã desta quinta-feira, dia 22, a inauguração do posto de coleta do ECOCEMAR em Imperatriz. O projeto desenvolvido pela Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) consiste na troca de material reciclável por descontos na conta de energia elétrica. No mesmo dia, na cidade de Porto Franco, serão entregues duas obras de fortalecimento do sistema elétrico: a ampliação da Subestação da cidade e da Linha de Transmissão Porto Franco – Sítio Novo.
A cerimônia de inauguração do ECOCEMAR contará com a presença do presidente da CEMAR, Augusto Miranda, do diretor de Distribuição, Chrysthyan de Almeida, de executivos da Companhia, além de autoridades políticas, do meio ambiente e comunitárias de Imperatriz e da RESUL Reciclagens, empresa fornecedora que atuará como reciclador do projeto.
Wesley Aristarco, responsável pelo projeto em Imperatriz, destaca que não havia nenhuma alternativa para destinação de materiais recicláveis na cidade. “O projeto ECOCEMAR é uma iniciativa de coleta seletiva e de destinação adequada do lixo pioneira em Imperatriz. Não temos nenhuma iniciativa como esta, nem de cunho privado, nem de cunho público. Por isso, nossa expectativa se firma em ver o projeto contribuir com a mudança da cultura ecológica da população imperatrizense”.
O ECOCEMAR chega a Imperatriz após dois anos de sucesso do projeto em São Luís, onde foi implantado em 2011 e os resultados não deixam dúvidas de que o ECOCEMAR pode ser implantado na região Sul do Estado. Do início do projeto até agora já foram mais três mil toneladas de resíduos coletados; 14.733 clientes que receberam bonificação em suas contas de luz. Isso resulta em: 69.173 árvores não foram cortadas; 148.716.00 litros de água economizados; 647.127.988 Kg de minério de ferro economizado; e 14.805 Mwh economizados.
A expectativa da Companhia é que aconteça, assim como em São Luís, uma grande adesão da população em Imperatriz. “Com essa grande inauguração nós esperamos que muito em breve o projeto alcance um alto nível de aceitação popular, de instituições públicas e privadas, e das comunidades do nosso município.”, ressalta Wesley Aristarco.
Obras e investimento – Durante a tarde será inaugurada a ampliação da Subestação da cidade de Porto Franco, que teve a sua potência instalada ampliada de 5 MVA (mega vott amper) para 12,5 MVA e agora dispõe de LTC, dispositivo que regula automaticamente o nível de tensão. Com um investimento da ordem de 2 milhões de reais, a obra beneficia mais de 138 mil pessoas nos municípios de Porto Franco, Carolina, Estreito, Formosa da Serra Negra, Campestre do Maranhão, Fortaleza dos Nogueiras, Feira Nova do Maranhão, São João do Paraíso, Nova Colinas, São Pedro dos Crentes e zona rural de Ribamar Fiquene, totalizando 46.150 unidades consumidoras, em 11 municípios.
Outra obra importante que será inaugurada no mesmo dia. Trata-se da Linha de Transmissão no trecho entre Porto Franco e Sítio Novo em 69 KV com 120 km de extensão. O investimento para construção dessa linha de transmissão foi de 12 milhões de reais e beneficia 200 mil habitantes nas cidades de Amarante, Arame, Grajaú, Lajeado, Montes Altos e Sítio Novo.
Para o presidente da CEMAR, Augusto Miranda, a nova subestação trará muitos benefícios para a região, o que pode atrair até mesmo novos empreendimentos. “A subestação Porto Franco já operava no limite da sua capacidade e com a ampliação, naturalmente, ela vai refletir uma melhor qualidade no fornecimento, ou seja, a energia vai ter um nível de qualidade muito melhor a todos os moradores da região. E como a energia é básica e fundamental, com essas obras, acaba atraindo novos investimentos porque se dá condições para trabalhar na região”.
A ampliação da subestação de 34,5 mil volts garante uma melhor continuidade e qualidade do fornecimento da energia elétrica. Dessa forma a CEMAR confirma seu compromisso com o atendimento satisfatório a todos os clientes da sua área de concessão. Neste sentido, a empresa tem envidado esforços e investimentos em projetos para expansão, melhoria e renovação dos ativos elétricos necessários para fomentar o desenvolvimento do estado, beneficiando a população maranhense. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)